Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés de limitação

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/11/2019 às 21:38 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o viés de limitação?

Viés de limitação é o nome à tendência mental que todos nós, seres humanos, possuímos de superestimar a nossa capacidade de controlar os nossos comportamentos impulsivos. Isto é, atribuir um maior autocontrole ao nosso eu futuro do que ele verdadeiramente detém, em especial diante de obsessões já engatilhadas. 

É o caso, por exemplo, de dois amigos: um é alcoólatra e o outro nunca bebeu uma gota sequer de álcool. 

Pesquisas indicam que é possível que, quando perguntados separadamente acerca de qual é a probabilidade de se descontrolarem após beber uma taça de vinho (tomando, assim, as seguintes), o primeiro indique uma chance menor para si do que faz o segundo. Em especial, se ele estiver não apenas conversando com pesquisadores, mas debatendo consigo mesmo na porta de um bar.

Por que isso acontece? De forma simplória, podemos dizer que existem três personagens dentro do seu cérebro. O primeiro é um farreador que adora gratificações imediatas (de sorvete antes do jantar a compras no shopping).

O segundo é um planejador que está sempre de olho no futuro (desde os seus exames de sangue alterados à fatura do cartão de crédito). O terceiro, por fim, é uma espécie de juiz, que define qual deles ganha a discussão e controla o seu comportamento. 

O grande problema é que, geralmente, o primeiro personagem conta com um megafone gigante e fica gritando na orelha do seu juiz, enquanto o outro tenta, mas não consegue ser ouvido. Para não deixá-lo triste, o juiz o convence de que "é só uma taça de vinho e a gente vai embora" (ou "é só uma colherada de sorvete", "é só um sapato novo" etc.). É óbvio que é mentira, mas como faz sentido, ambos acreditam nessa história.

É nesse momento, em que o juiz se julga capaz de controlar o farreador e mente descaradamente para o planejador (e para si mesmo) que o viés de limitação se apresenta. 

Esse é, inclusive, um dos mecanismos do cérebro para evitar o desconforto da dissonância cognitiva. Isto é, o desconforto de não haver uma coerência entre as suas ações, as suas crenças, as suas palavras e o mundo ao seu redor.

Voltando ao exemplo inicial, o desconforto de saber que beber é prejudicial para a sua saúde, além de se ter uma dificuldade enorme em parar uma vez que tenha começado, e se encontrar no bar bebendo. A história que ele conta para se confortar, então, é justamente essa, de que "é só uma tacinha".

Afinal, se é só uma tacinha, ele não precisa se preocupar tanto. Você consegue! (Ele pensa isso até que esteja descontrolado o suficiente para parar de questionar).

Como o viés de limitação afeta as suas finanças?

Pessoas compulsivas por compras são as principais afetadas pelo viés de limitação. Elas passam por todas as fases da discussão interna e também contam com aqueles três personagens. 

  • "É só mais um sapato e esse mês eu paro de comprar"
  • "Eu só vou dar uma volta no shopping."; 
  • "Estou levando o meu cartão de crédito por pura precaução. Vai que acontece uma emergência, né?".  

A lista de historinhas do juiz para o planejador é enorme - e dá-lhe lacuna de empatia para reforçar!

Porém, muito se engana quem acredita que apenas as pessoas patologicamente consumistas estão suscetíveis a esse tipo de viés.

Sentimos te contar, mas se você já foi na pizzaria "apenas para comer um negocinho" e acabou gastando R$100,00 é bem provável que estivesse sob o efeito do viés de limitação. O mesmo se dá para salões de beleza, lojas de decoração, papelarias etc. 

Todas as pessoas têm um ponto fraco quando se trata de compras. O que as pessoas bem sucedidas fazem é reconhecê-los e traçar estratégias que nunca subestimem o seu pequeno "vício". Em outras palavras, naquele cérebro, o juiz sabe muito bem quem é que manda.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados