Logo Mais Retorno
termos

Vantagem absoluta: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/02/2022 às 16:58 -
Atualizado 9 meses atrás
Compartilhe:

O que é vantagem absoluta?

Vantagem absoluta é um termo que se refere a competência de determinado ente na produção de bens ou serviços em grande escala, utilizando os mesmos insumos ou prazo, empregados por outros entes (concorrentes) — que podem ser indivíduos, Estados ou organizações.

A ideia de tal conceito foi desenvolvida em meados do século XVIII pelo filósofo e economista britânico Adam Smith. Conhecido como o pai da economia moderna, também conhecido como um dos teóricos do liberalismo econômico mais importantes de toda a história.

Como funciona a vantagem absoluta?

Autor do livro “A Riqueza das Nações”, que traz diversos conceitos, incluindo a vantagem absoluta, Adam Smith explica como as nações podem lucrar comercialmente a partir da especialização em um produto específico, exportando os mesmos para outras entidades que não são capazes de produzi-los de forma tão eficiente.

Portanto, em termos simples, a vantagem absoluta nada mais é do que um conceito atrelado à capacidade de negociação entre países ou empresa, no que concerne a oferta de produtos cuja prevalência seja maior em um, quando comparado a capacidade produtiva de outro.

Portanto, ela basicamente explica as vantagens que uma empresa ou Estado contam ao fazerem negócios entre si. Afinal, cada entidade apresenta vantagens na capacidade produtiva de bens ou serviços específicos, logo, tal superioridade pode ser empregada como uma espécie de moeda de troca, para beneficiar mutuamente os envolvidos.

Qual a relação entre vantagem absoluta e comparativa?

A vantagem absoluta se contrasta com a vantagem comparativa em diferentes aspectos, afinal, ela se caracteriza pelo menor custo de oportunidade que detém determinado produtor na manufatura de um bem ou serviço, especialmente quando comparado a outro fornecedor que não dispõe dos mesmos parâmetros.

Na vantagem absoluta, por sua vez, a produtividade pode ser estabelecida de acordo com um bem ou serviço específico. Ou seja, quando uma entidade dispõe de um menor volume de insumos necessários para a produção, seja tempo, matéria prima ou mão de obra e, ainda assim, apresenta vantagem superior aos seus concorrentes de mercado.

Dessa forma, a vantagem comparativa está atrelada a capacidade de produção cuja despesa é menor — considerando um mesmo produto — porém, não necessariamente superior em qualidade ou volume. Apenas conta com um menor custo de oportunidade.

Quais são os benefícios da vantagem absoluta?

Em síntese, o conceito da vantagem absoluta, segundo Adam Smith, pode ser empregado para demonstrar a capacidade de diferentes nações lucrarem através da especialização em determinado segmento a fim de exportar bens ou serviços que são produzidos por ele de forma mais eficiente do que outros países.

Para a importação dos bens que o outro Estado gera, porém, é importante que haja uma troca de modo a beneficiar mutuamente ambas as partes. Sendo assim, as entidades que participam de tal intercâmbio de produtos ou serviços, devem dispor de pelo menos um tipo de mercadoria que se apresente com vantagem absoluta sobre o outro.

Exemplo de vantagem absoluta

A Arábia Saudita é sabidamente o maior país exportador de petróleo viável no mundo, o que faz da região o local ideal para que ocorra a extração do combustível fóssil com o menor custo possível. Portanto, esta é uma vantagem absoluta que o país que ocupa maior parte da Península Arábica possui sobre outras nações.

Por outro lado, a localização geográfica da Colômbia faz do país um dos principais produtores e exportadores de café no mundo. Afinal, seu solo é rico em nutrientes que favorecem o cultivo da fruta com o menor custo possível, tal como ocorre com a extração de petróleo em terras sauditas.

Na prática, o investimento para o cultivo de café na Arábia Saudita ou a extração de petróleo na Colômbia torna tais empreendimentos inviáveis — o que, por sua vez, caracteriza uma vantagem absoluta que cada nação possui sobre a outra e as demais.

Portanto, a troca de produtos pode beneficiar mutuamente o comércio entre os países, haja vista que os dois podem estar em uma posição melhor, considerando o que cada um pode produzir por sua conta.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,