Última modificação em 26 de janeiro de 2021

O que é taxa de juros de equilíbrio?

A taxa de juros de equilíbrio pode ser entendida como aquela capaz de manter os preços estáveis e a economia a pleno emprego.

Nesse cenário, a demanda por moeda corresponde a oferta, o que pode indicar que empresas e investidores estão “segurando” dinheiro para acalmar o mercado e manter a inflação sob controle. 

Nos Estados Unidos, a taxa de juros de equilíbrio é monitorada pelo Federal Reserve (Fed), responsável pela política econômica.

Como diminuir a quantidade de dinheiro em circulação?

Suponha que existam apensas duas maneiras de reter dinheiro: abrir uma caderneta de poupança ou investir em títulos do tesouro. Como se sabe, esse papéis são emitidos pelo governo e limitam a circulação de dinheiro. Além disso, essa opção rende juros aos investidores. 

Quando os investidores compram títulos do tesouro, a quantidade de dinheiro em circulação diminui. Ao vender esses papéis, a quantidade de moeda em circulação aumenta, no entanto, o seu valor pode sofrer uma pequena retração. 

Como diminuir a demanda por dinheiro?

A demanda por dinheiro pode ser definida como a quantidade de moeda que será usada em transações financeiras, como pagamentos de bens e serviços.

Além do dinheiro físico em circulação também é preciso considerar ativos de grande liquidez como conta corrente e caderneta de poupança

De fato, embora um indivíduo que tenha algum dinheiro na sua conta corrente não possua fisicamente notas e moedas, é possível sacá-lo facilmente, gastá-lo em uma loja física ou transferi-lo diretamente para outra pessoa por meio de um TED, DOC ou Pix

A quantidade de dinheiro que uma pessoa ou uma empresa usa diariamente para pagar as suas contas pode ser chamada de demanda por dinheiro. 

Existem outros tipos de demanda por dinheiro — indivíduos ou empresas podem fazer uma reserva para emergências e para cobrir gastos com despesas inesperadas. Essa reserva pode variar de algumas centenas de dólares para indivíduos a milhões de dólares para empresas.

Demanda de dinheiro x especulação

Muitas empresas e investidores retêm dinheiro para fins especulativos. Assim, muitas pessoas podem possuir títulos ou ações que equivalem a um certo montante. Ao perceber que o valor desses investimentos caíra, os investidores passam a vendê-los antes que o seu valor de mercado caia demais.

A conversão repentina de títulos em dinheiro, especialmente quando praticada em grande escala por indivíduos e empresas agregadas, é chamada de “demanda especulativa por dinheiro” porque há uma grande procura por moedas em circulação para a conversão dos papéis.

Essas várias demandas, consideradas em conjunto, representam a demanda geral por dinheiro. Entender o motivo que leva os investidores a reter dinheiro ajuda a prever como se comportarão quando a situação macroeconômica mudar, o que influencia diretamente da taxa de juros de equilíbrio.

Taxas de juros e demanda

A taxa de juros de equilíbrio influencia diretamente a quantidade de dinheiro que as empresas desejam manter em caixa, ao contrário de outros ativos, como títulos. 

Assim, quando as taxas de juros estão baixas, as pessoas ficam mais motivadas a manter seus fundos líquidos. Da mesma forma, de acordo com a teoria da preferência pela liquidez, se a taxa de juros subir, faz mais sentido investir em títulos, o que diminui a liquidez e a demanda por moeda.

Termo do dia

Superávit Comercial

O que é superávit comercial? Balança comercial favorável ou superávit comercial são termos usados para indicar que o valor dos bens e serviços exportados por uma nação…