Última modificação em 26 de dezembro de 2019

O que é TED (Transferência Eletrônica Disponível)?

TED é a sigla para "Transferência Eletrônica Disponível", movimentação financeira entre contas de instituições financeiras diferentes. Essa é uma opção de transação rápida e segura, que pode ser feita em uma agência bancária, em um caixa eletrônico ou pela internet.

As principais características da TED são:

Como fazer TED?

Fique de olho no horário em que irá fazer a operação, para que ela caia no mesmo dia, ou será agendada para o próximo dia útil. Para fazê-la, são necessários os seguintes dados:

Há bancos em que a conta poupança não está autorizada a fazer ou receber TED. É necessário se informar com a instituição.

Quanto custa fazer TED?

Os valores da TED variam de uma instituição financeira para outra e onde será feita a operação (internet, caixa eletrônico ou “na boca do caixa”, dentro da agência). Além disso, o tipo de pacote de serviços também pode influenciar esse valor. Quem tem um pacote mais básico, tem que pagar a parte.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) possui o Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros, onde é possível comparar quanto cada instituição cobra.

A operação feita presencialmente acaba sendo mais cara. Já os valores para transações feitas em terminais de autoatendimento e internet costumam ser os mesmos. Há bancos digitais que não cobram por esse tipo de serviço.

Qual a diferença entre DOC e TED?

Na hora de fazer uma transação, vem a dúvida entre qual das duas opções é a mais indicada para cada caso. Embora sejam basicamente o mesmo serviço, transferência de dinheiro, há algumas características que diferenciam a TED do Documento de Ordem de Crédito (DOC):

Termo do dia

Tesouro Selic

O que é Tesouro Selic? Entre as aplicações disponíveis no Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma das opções indicadas para quem está começando a investir…