termos

Quantitative Arbitrage

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/06/2021 às 01:18 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Quantitative Arbitrage?

Quantitative Arbitrage (ou arbitragem quantitativa, em português) é uma estratégia de investimentos que pode ser aplicada no mercado financeiro. Como toda operação, leva em consideração alguns fatores.

O principal deles, que faz dessa técnica diferente de outras tantas conhecidas pelo mercado como um todo, está no uso da tecnologia para sua aplicação. Isto é, são sistemas matemáticos e robóticos que vão definir se uma posição deve ou não ser tomada.

O grande objetivo desse tipo de técnica é se aproveitar de distorções de mercado, lucrando com a correção do preço dos ativos. Vamos entender um pouco mais sobre esse cenário.

Como funciona a Quantitative Arbitrage?

A arbitragem em si é algo relativamente simples de entender. Ela consiste em identificar algum tipo de distorção de preço e usá-las a favor do investimento, lucrando com a correção.

Assim, você estaria a favor de uma posição que, em tese, tem um baixo risco (visto que o mercado já inflacionou aquele preço de negociação), mas com bom potencial de retorno em caso de acerto.

O desafio maior da estratégia de arbitragem é identificar a oportunidade. E é aí que entra justamente a grande característica da técnica de Quantitative Arbitrage. Como os mecanismos de definição são quantitativos e não dependem da ação humana, os próprios robôs e algoritmos são configurados para sinalizar o momento de entrada no mercado.

Quais são as vantagens da estratégia de Quantitative Arbitrage?

Assim como toda estratégia quantitativa, o grande benefício da técnica está na terceirização da análise para um modelo matemático. Assim, pode-se dizer que a subjetividade é perdida.

O olhar humano pode se distrair em diversos aspectos. Um deles é o viés pessoal de querer realizar uma operação, por exemplo. Ou seja, não há uma imparcialidade total ao analisar os fatos. Não é o que acontece em uma estratégia quantitativa: a entrada no mercado ocorre com critérios matemáticos e objetivos.

Além disso, há também uma maior facilidade na tomada de decisão. Um modelo de Quantitative Arbitrage não depende de emoções para escolher entre abrir ou fechar uma operação — ao contrário dos seres humanos.

Por fim, em alguns casos é possível até mesmo que as operações sejam realizadas de forma automática, sem depender da atuação humana. Isso torna possível lucrar apenas com o modelo programado, embora ainda seja uma realidade para poucos tipos de operações.

Quais são as desvantagens da estratégia de Quantitative Arbitrage?

Por outro lado, existem riscos que devem ser considerados no uso de uma estratégia quantitativa. A começar pela própria programação do algoritmo que depende de critérios para funcionar. Desta forma, a eficácia da ferramenta depende diretamente da qualidade pela qual ela foi projetada. O conhecimento técnico, portanto, já é um grande desafio.

Além disso, o mercado financeiro não tem uma lógica exata justamente por ser composto por pessoas — e, como sabemos, elas possuem comportamentos imprevisíveis. Assim, se não for muito bem preparada, a estratégia quantitativa pode trazer perdas severas para o seu criador.

Para finalizar, uma última desvantagem de aplicar a técnica de Quantitative Arbitrage tem relação com a arbitragem em si — que apresenta potenciais ganhos limitados em relação a outros tipos de operação.

Como a ideia é encontrar uma correção de mercado, os ganhos visados são justamente aproveitar a distorção do mercado, mas não manter a posição por longos períodos de tempo. Assim, é necessário ter uma boa média de acerto para encontrar lucros com a estratégia.

Desta forma, podemos dizer que se trata de mais uma forma de abordar o mercado financeiro, com seus prós e contras. Cabe ao investidor avaliar cada um deles para verificar se a aplicação de Quantitative Arbitrage faz sentido para o seu portfólio.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!