Última modificação em 25 de março de 2021

O que é Opção com Barreira?

A opção com barreira é uma das modalidades de negociação de ações que podem acontecer no mercado financeiro - mais precisamente, na Bolsa de Valores. 

Para que você possa compreender melhor, faremos uma breve introdução ao mercado de opções como um todo, explicando alguns detalhes de como ele funciona:

No mercado de opções, as negociações não acontecem sobre as ações em si, mas sobre o direito de comprá-las e vendê-las por um valor predeterminado. É diferente do mercado balcão, onde você compra e vende os títulos ali no ato da negociação mesmo.

Aqui está um exemplo bem prático: suponhamos que você queira comprar um apartamento maravilhoso no melhor lugar da cidade, mas não detém a quantia total do imóvel naquele momento. Você até pede para que o corretor reserve-o para você, mas essa ação não é nenhum um pouco vantajosa para ele.

Nesse caso, você oferece uma garantia; uma porcentagem antecipada sobre o valor total do apartamento, a fim de que o corretor deixe o imóvel reservado para você por alguns meses. Perceba, você não adquiriu o imóvel naquele momento, mas negociou o direito de compra futura sobre ele!

No mercado financeiro acontece da mesma forma. Suponhamos que você queira comprar ações da Petrobrás mas não possui capital suficiente no momento: mediante ao pagamento de uma taxa, você negocia o direito de adquirir as mesmas quando elas estiverem num preço determinado, comprando opções dessas ações.

As ações ainda não são suas, mas você já possui o direito de comprá-las quando desejar!

O inverso também acontece, quando investidores realizam operações de venda. Vamos utilizar outro exemplo cotidiano: ao contratar um serviço de seguro para o seu veículo, você estará negociando o direito de vendê-lo para a seguradora caso algum incidente aconteça, independente se ele ainda valerá alguma coisa ou não.

Na Bolsa de Valores, quando um investidor percebe que determinada ação de sua carteira será desvalorizada, ele pode adquirir uma opção de venda e repassar o título por um valor pré-determinado, a fim de não sofrer muitos prejuízos.

Essas operações são popularmente conhecidas como put e call, que significam a compra e venda de uma opção, respectivamente. Além disso, ferramentas como trava de alta ou trava de baixa também são bastante utilizadas.

A finalidade do mercado de opções é, basicamente, promover segurança ou alavancagem aos negócios dos investidores!

Como uma Opção com Barreira funciona?

Agora que você está a par de algumas informações básicas, fica mais fácil de explicar.

A opção com barreira faz parte de uma categoria classificada como "flexível", caracterizada como knock-in e knock-out. Essas barreiras servem para estipular valores para as ações somente quando um limite máximo ou mínimo for atingido.

Vamos pensar no mercado agrícola: é difícil negociar um grão ou um vegetal sem saber sequer se o cultivo será proveitoso, devido a dependência de uma série de fatores externos, como clima, transporte e assim por diante.

Nesse caso, um valor mínimo e máximo para esse tipo de mercadoria é estipulado, mas em forma de barreira. Após essa barreira ser ultrapassada, o vendedor e o comprador poderão realizar novas negociações a critério de ambos.

Por essa razão que as opções knock-in e knock-out são consideradas flexíveis, pois a negociação não fica sob responsabilidade da Bolsa de Valores ou da corretora de investimento, mas acontece diretamente entre titular e lançador.

Sendo assim, uma opção com barreira serve de respaldo para as partes envolvidas na negociação, principalmente quando se trata de produtos perecíveis ou qualquer commodity que seja.

Ficou curioso para investir nessa modalidade? Temos outros artigos sobre esse assunto, vale a pena dar uma olhada!

Termo do dia

Ciclo de Vida do Produto (CVP)

O que é o Ciclo de Vida do Produto? Qualquer produto lançado no mercado está sujeito a 4 estágios: Introdução: poucas pessoas compram; Crescimento: mais pessoas…