Livro Fiscal
O que é Livro Fiscal?
O livro fiscal é um documento no qual ficam registradas as informações fiscais sobre uma empresa e sua utilização é exigida por lei, por meio dos Fiscos municipal, estadual e federal. Inclusive, a atualização dos livros fiscais deve estar sempre em conformidade com a legislação.
Para cada categoria de segmento do mercado, existe um livro fiscal específico no qual são lançadas as informações contábeis e essa prática auxilia na organização financeira das companhias. Portanto, regularizar os livros fiscais faz parte da administração de rotina e pode livrar a empresa de eventuais problemas futuros.
Quais são os tipos de Livros fiscais?
O Fisco exige livros fiscais específicos conforme o regime tributário e a atividade exercida pela empresa. Eles seguem um padrão de formatação e devem constar: identificação, numeração do livro, encadernação, termos de abertura e encerramento, assinatura do representante da empresa e assinatura de um contador.
Os principais livros são:
- Registro de entradas: livro usado para o registro dos documentos fiscais relativos à entrada de bens, mercadorias, e aquisição de serviços.
- Registro de saídas: utilizado para o registro da saída de mercadorias.
- Registro de impressão de documentos fiscais: os documentos fiscais impressos pela empresa são registrados neste livro.
- Registro de inventário: registra as mercadorias em estoque, quando a empresa realiza seu levantamento.
- Registro de apuração de ICMS (Impostos de Circulação de Mercadorias e Serviços): é útil para o registro dos valores fiscais e contábeis desse tipo de imposto, nas atividades de entrada e saída de mercadorias
- Registro de Apuração de IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados): usado para o registro dos valores fiscais e contábeis do IPI, nas atividades de entrada e saída de mercadorias.
- Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC): este livro é exclusivo para os postos de combustível. Nele são registradas as entradas e saídas dos combustíveis vendidos no posto.
- Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR): registra o lucro da empresa, exigido para as que optam pelo Lucro Real.
Para um empreendedor, é fundamental saber quais livros deve possuir e, caso tenha alguma dúvida, a melhor saída é buscar um contador capacitado. Este profissional vai trabalhar na organização tributária e fiscal do negócio para que ele fique de acordo com as regras fiscais e contábeis.
Além disso, a tecnologia é uma grande aliada na tarefa de emissão dos livros fiscais. A seguir, você vai conferir como funciona o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Como o SPED contribui para a elaboração do livro fiscal?
Por meio do SPED, a tarefa de registrar as informações é facilitada e otimizada.
Este sistema foi idealizado pelo governo e oferece os seguintes serviços:
- Nota Fiscal Eletrônica
- Escrituração Fiscal Digital
- Escrituração Contábil Digital
- Escrituração Financeira.
Ele simplifica o processo de emissão de informações ao Fisco e reduz o uso do papel, então tanto os órgãos federais quanto a própria empresa se beneficiam com o SPED. Para o governo, o processo de verificação de informações se torna mais fácil e, para a empresa, é possível utilizar as informações armazenadas para auxiliar na atualização do livro fiscal.
Qual é a influência dos livros fiscais na gestão de uma empresa?
Os gestores empresariais também podem utilizar as informações contidas nos documentos fiscais para auxiliá-los nas tomadas de decisões. Essas informações permitem visualizar a condição atual da empresa e contribuem, portanto, para a definição das estratégias.
Qualquer contratempo que a empresa tenha com os controles fiscais e contábeis pode levar a problemas maiores, por isso é importante adotar critérios coerentes para organizar este controle. Investir em uma assessoria contábil pode ser um bom negócio, caso o empreendedor não tenha conhecimento acerca do assunto.