Última modificação em 26 de novembro de 2020

O que é Livro Fiscal?

O livro fiscal é um documento no qual ficam registradas as informações fiscais sobre uma empresa e sua utilização é exigida por lei, por meio dos Fiscos municipal, estadual e federal. Inclusive, a atualização dos livros fiscais deve estar sempre em conformidade com a legislação.

Para cada categoria de segmento do mercado, existe um livro fiscal específico no qual são lançadas as informações contábeis e essa prática auxilia na organização financeira das companhias. Portanto, regularizar os livros fiscais faz parte da administração de rotina e pode livrar a empresa de eventuais problemas futuros.

Quais são os tipos de Livros fiscais?

O Fisco exige livros fiscais específicos conforme o regime tributário e a atividade exercida pela empresa. Eles seguem um padrão de formatação e devem constar: identificação, numeração do livro, encadernação, termos de abertura e encerramento, assinatura do representante da empresa e assinatura de um contador.

Os principais livros são:

Para um empreendedor, é fundamental saber quais livros deve possuir e, caso tenha alguma dúvida, a melhor saída é buscar um contador capacitado. Este profissional vai trabalhar na organização tributária e fiscal do negócio para que ele fique de acordo com as regras fiscais e contábeis.

Além disso, a tecnologia é uma grande aliada na tarefa de emissão dos livros fiscais. A seguir, você vai conferir como funciona o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Como o SPED contribui para a elaboração do livro fiscal?

Por meio do SPED, a tarefa de registrar as informações é facilitada e otimizada.

Este sistema foi idealizado pelo governo e oferece os seguintes serviços:

Ele simplifica o processo de emissão de informações ao Fisco e reduz o uso do papel, então tanto os órgãos federais quanto a própria empresa se beneficiam com o SPED. Para o governo, o processo de verificação de informações se torna mais fácil e, para a empresa, é possível utilizar as informações armazenadas para auxiliar na atualização do livro fiscal.

Qual é a influência dos livros fiscais na gestão de uma empresa?

Os gestores empresariais também podem utilizar as informações contidas nos documentos fiscais para auxiliá-los nas tomadas de decisões. Essas informações permitem visualizar a condição atual da empresa e contribuem, portanto, para a definição das estratégias.

Qualquer contratempo que a empresa tenha com os controles fiscais e contábeis pode levar a problemas maiores, por isso é importante adotar critérios coerentes para organizar este controle. Investir em uma assessoria contábil pode ser um bom negócio, caso o empreendedor não tenha conhecimento acerca do assunto.

Termo do dia

Superávit Comercial

O que é superávit comercial? Balança comercial favorável ou superávit comercial são termos usados para indicar que o valor dos bens e serviços exportados por uma nação…