Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Livro Fiscal

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/11/2020 às 17:17 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Livro Fiscal?

O livro fiscal é um documento no qual ficam registradas as informações fiscais sobre uma empresa e sua utilização é exigida por lei, por meio dos Fiscos municipal, estadual e federal. Inclusive, a atualização dos livros fiscais deve estar sempre em conformidade com a legislação.

Para cada categoria de segmento do mercado, existe um livro fiscal específico no qual são lançadas as informações contábeis e essa prática auxilia na organização financeira das companhias. Portanto, regularizar os livros fiscais faz parte da administração de rotina e pode livrar a empresa de eventuais problemas futuros.

Quais são os tipos de Livros fiscais?

O Fisco exige livros fiscais específicos conforme o regime tributário e a atividade exercida pela empresa. Eles seguem um padrão de formatação e devem constar: identificação, numeração do livro, encadernação, termos de abertura e encerramento, assinatura do representante da empresa e assinatura de um contador.

Os principais livros são:

  • Registro de entradas: livro usado para o registro dos documentos fiscais relativos à entrada de bens, mercadorias, e aquisição de serviços.
  • Registro de saídas: utilizado para o registro da saída de mercadorias.
  • Registro de impressão de documentos fiscais: os documentos fiscais impressos pela empresa são registrados neste livro.
  • Registro de inventário: registra as mercadorias em estoque, quando a empresa realiza seu levantamento.
  • Registro de apuração de ICMS (Impostos de Circulação de Mercadorias e Serviços): é útil para o registro dos valores fiscais e contábeis desse tipo de imposto, nas atividades de entrada e saída de mercadorias
  • Registro de Apuração de IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados): usado para o registro dos valores fiscais e contábeis do IPI, nas atividades de entrada e saída de mercadorias.
  • Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC): este livro é exclusivo para os postos de combustível. Nele são registradas as entradas e saídas            dos combustíveis vendidos no posto.
  • Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR): registra o lucro da empresa, exigido para as que optam pelo Lucro Real.

Para um empreendedor, é fundamental saber quais livros deve possuir e, caso tenha alguma dúvida, a melhor saída é buscar um contador capacitado. Este profissional vai trabalhar na organização tributária e fiscal do negócio para que ele fique de acordo com as regras fiscais e contábeis.

Além disso, a tecnologia é uma grande aliada na tarefa de emissão dos livros fiscais. A seguir, você vai conferir como funciona o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Como o SPED contribui para a elaboração do livro fiscal?

Por meio do SPED, a tarefa de registrar as informações é facilitada e otimizada.

Este sistema foi idealizado pelo governo e oferece os seguintes serviços:

  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Escrituração Fiscal Digital
  • Escrituração Contábil Digital
  • Escrituração Financeira.

Ele simplifica o processo de emissão de informações ao Fisco e reduz o uso do papel, então tanto os órgãos federais quanto a própria empresa se beneficiam com o SPED. Para o governo, o processo de verificação de informações se torna mais fácil e, para a empresa, é possível utilizar as informações armazenadas para auxiliar na atualização do livro fiscal.

Qual é a influência dos livros fiscais na gestão de uma empresa?

Os gestores empresariais também podem utilizar as informações contidas nos documentos fiscais para auxiliá-los nas tomadas de decisões. Essas informações permitem visualizar a condição atual da empresa e contribuem, portanto, para a definição das estratégias.

Qualquer contratempo que a empresa tenha com os controles fiscais e contábeis pode levar a problemas maiores, por isso é importante adotar critérios coerentes para organizar este controle. Investir em uma assessoria contábil pode ser um bom negócio, caso o empreendedor não tenha conhecimento acerca do assunto.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados