Logo Mais Retorno
termos

Kathy Warden

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/12/2021 às 14:41 -
Atualizado 8 meses atrás
Compartilhe:

Quem é Kathy Warden?

Kathy Warden é empresária e CEO da Northrop Grumman, empresa do setor de defesa e considerada a quinta maior do mundo.

Ela é especialista em cibersegurança e TI e ocupa a 44ª posição na lista das 100 mulheres mais poderosas da Forbes, de 2020.

Como Kathy Warden tem construído sua carreira?

Kathy nasceu em 1970 e concluiu sua formação educacional com um MBA em Administração em 1999. Ela começou sua carreira na General Electric, passando pela General Dynamics e Veridian Corporation.

Em 2008, a empresária entra para a Northrop Grumman e é promovida ao longo dos anos até que ocupa o cargo de CEO em 2019.

Entre as suas atribuições estão:

  • gestão operacional dos quatro setores da empresa;
  • organização de serviços empresariais;
  • liderança do envolvimento da organização com os clientes e parceiros;
  • integração do novo setor de Sistemas de Inovação da Northrop.

Além disso, ela trabalhou no Conselho Consultivo da Internet para Bill Clinton, em seu mandato, e no Banco Central de Richmond.

Como investir na empresa de Kathy Warden?

Agora que você conheceu a Warden e como a Northrop se diferencia com presença feminina — pelo menos daqui do Brasil — talvez seja útil saber como investir nela, não é?

O ticker da organização, na Bolsa de Nova Iorque (NYSE), é NOC e, neste momento, cada ação está valendo US$ 350,24. A última vez que ela pagou dividendos foi em fevereiro de 2020, a US$ 1,45 por ação, com Yield de 2%.

Os ETFs compõem outro método para investir na empresa. Há 206 opções de ETF que incluem a Northrop, sendo o SPDR S&P 500 ETF Trust (SPY), o fundo que possui mais ações dela, em proporção. Porém, o que está em primeiro lugar, em termos de performance, é o fundo ProShares UltraPro S&P500.

Além de Kathy Warden, que outras mulheres estão à frente na indústria de Defesa?

Mulheres nos cargos de liderança já não é algo tão comum de se observar, porém mais inusitado ainda é uma executiva nesse setor de Defesa.

Felizmente, três das cinco maiores empresas internacionais do setor têm mulheres na liderança:

  • Kathy Warden, na Northrop Grumman;
  • Phebe Novakoic, na General Dynamics;
  • Leanne Caret, na Boeing Defense.

E como se encontra a indústria bélica do Brasil?

Ainda não foram coletados muitos dados a respeito, mas não há indícios de alguma colaboradora mulher em uma posição estratégica entre as principais empresas, como Taurus e Embraer.

Quando verificamos as Forças Armadas, as últimas informações, de 2017, mostram que apenas 8% do contingente militar total do país é formado por mulheres.

A polêmica do revólver cor de rosa

Nos EUA, a cultura armamentista é forte, enquanto aqui não é tão bem-aceita e, por vezes, até combatida.

A polêmica que a Taurus se envolveu ilustra bem. Em março de 2021, no Dia Internacional da Mulher, a indústria de armas lançou um novo produto, o revólver RT85 UL Strong Women. A intenção era incentivar as mulheres a serem “fortes e bem armadas”.

Mas, sobretudo pelo quadro delicado pelo qual passamos aqui no Brasil, de feminicídio, a campanha foi vista de forma bastante negativa.

Principalmente entre militantes de Esquerda, a percepção foi que um dia de comemoração dos direitos femininos recebeu uma “mensagem de morte”.

Por isso é difícil comparar a indústria bélica do Brasil com a de países como os EUA, onde Kathy Warden nasceu e construiu carreira, pois, neste último caso, ambos os partidos políticos têm a Defesa como uma de suas prioridades.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!