Logo Mais Retorno
termos

Instituição Depositária

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/05/2019 às 12:58 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é uma instituição depositária?

Instituição depositária (também chamada de instituição custodiante) é a instituição responsável por gerenciar a custódia de ativos financeiros, realizando a guarda dos títulos e auxiliando na sua movimentação. Ou seja, ela se ocupa da liquidação tanto física quanto financeira dos ativos.

O seu funcionamento deve ser autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (o CVM), a autarquia que regulamenta a atividade). Para a CVM (assim como para os gestores de fundos e os investidores), a instituição depositária deve enviar dados continuamente a respeito dos ativos sob a sua custódia.

Para que serve a instituição depositária?

A instituição depositária, como o seu nome indica, atua como um grande depósito de ativos: além de administrá-los enquanto permanecem sob guarda, ela também se responsabiliza por recebê-los e distribuí-los.

É um dos mais importantes agentes do sistema financeiro, visto que garante a segurança dos títulos e se apresenta como uma evolução da estrutura de investimentos, desde os papéis rudimentares até a complexa organização digital de hoje.

Para saber mais sobre esse tipo de companhia, leia o artigo completo que preparamos acerca das instituições custodiantes, no qual explicamos melhor o seu funcionamento, importância e responsabilidade em diversas áreas. Para acessá-lo, clique aqui!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!