Última modificação em 19 de janeiro de 2021

O que é o Índice Brasil ESG?

O Índice Brasil ESG corresponde a um índice desenvolvido pela Bolsa de Valores recentemente, com objetivo de mensurar o desempenho médio das ações listadas nessa respectiva categoria.

A definição oficial publicada na plataforma da B3 é a seguinte: 

O Índice S&P/B3 Brasil ESG é um índice amplo que procura medir a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI.

O índice exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU (UNGC em inglês) e também empresas sem pontuação ESG da S&P DJI.

Para sua sorte, nosso objetivo aqui é justamente traduzir esse monte de informação. Veja a seguir!

Como o Índice Brasil ESG funciona?

Para que você possa entender o que é esse índice, é necessário entender o que de fato ele mensura. Ou seja, do que se trata esse tal de ESG!

A sigla ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) - corresponde a um grupo de práticas e políticas sustentáveis, capazes de configurar uma imagem de solidez para a empresa que as praticas.

Isso porque, ao adotar tais práticas e políticas, a empresa acaba demonstrando preocupação e atuação contra os riscos a sustentabilidade.

O conceito de ESG não é novo, porém, ganhou mais destaque em 2020 após o pronunciamento do gestor Larry Fink - fundador e CEO da BlackRock, gestora de investimentos globais.

Larry evidenciou a importância das empresas seguirem por esse caminho; de terem essa preocupação com práticas sustentáveis, e deixou claro que sua gestora daria prioridade as companhias que seguissem tais políticas.

A partir daí, o mundo inteiro se mobilizou e passou-se a discutir mais o tema. Por essa razão, inclusive, que a Bolsa de Valores desenvolveu o Índice Brasil ESG.

Alguns exemplos de práticas sustentáveis podem ser:

No que diz respeito ao meio ambiente, empresas que controlem a emissão de poluentes, tenhas politicas de armazenamento, recuperação e descarte correte dos resíduos, consumam água e energia de maneira consciente, utilizem energias renováveis e cumpram normas ambientais.

Algumas das empresas que não se encaixam nesses critérios podem ser, por exemplo, petroleiras e usinas térmicas de carvão.

No que diz respeito a responsabilidade social, empresas que respeitem as condições de trabalho, promovam a segurança do trabalho, respeitem os direitos das mulheres e equivalem cargos feminismos e masculino, cumpram com as leis trabalhistas e ofereçam benefícios de educação e saúde.

Algumas das empresas que não se encaixam nesses critérios podem ser, por exemplo, fabricantes de armamento, por não terem tais critérios munidos a suas práticas e principalmente ao resultado social de seus produtos.

No que diz respeito a governança, empresas com transparência, rotinas de auditoria, que possuem comitês fiscais e praticas de antecipação, além de conselhos administrativos independentes.

Algumas das empresas que não se encaixam nesses critérios podem ser, por exemplo, aquelas em que os familiares são responsáveis pela diretoria e também pela administração, sem que haja uma separação entre os interesses na companhia.

O Índice Brasil ESG é importante?

Sim, e como!

Por mais que seja uma ferramenta implantada, o Índice Brasil ESG reforça a ideia de que hoje em dia os investidores estão preocupados com aquilo que consomem, ou seja, se importam com as práticas e políticas adotadas pelas empresas. 

Conforme o desempenho do índice é possível que o investidor tome decisões mais adequadas, de acordo com seus objetivos e aquilo que acredita ser correto.

Empresas propensas a corrupção ou que utilizam de trabalho escravo, por exemplo, tem suas chances reduzidas quando comparadas a outras companhias listadas na mesma categoria, porque o índice dá esse poder de escolha ao investidor.

No Brasil, até o presente momento, as empresas que mais se destacam por seguirem políticas de ESG são o Banco Bradesco, Banco do Brasil, Natura, BRF, Banco Itaú, Cielo e algumas outras.

Termo do dia

INCC – Índice Nacional de Custos de Construção

O que é o INCC – Índice Nacional de Custos de Construção? Índice Nacional de Custos de Construção, mais conhecido pela sigla INCC, é o nome…