termos

Fundo de Renda Fixa Crédito

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/04/2021 às 09:29 - Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é um Fundo de Renda Fixa Crédito?

Um fundo de renda fixa, como o nome já diz, é uma categoria de fundo de investimentos que trabalha com títulos da modalidade. No entanto, ao contrário do que muitos investidores pensam, há uma boa variedade de estratégias disponíveis. É o caso do Fundo de Renda Fixa Crédito.

Por regra, um fundo de renda fixa deve ter ao menos 80% do seu patrimônio em títulos de renda fixa. Ou seja, esses fundos possuem uma clara restrição sobre os ativos que podem investir.

Ainda assim, existem três grupos bem distintos de ativos que pertencem à renda fixa. De um modo geral, eles estão divididos em três grandes categorias:

  • Títulos públicos: são os títulos de dívida emitidos pelo governo brasileiro. Possuem um emissor confiável e podem ter a sua rentabilidade definida em formatos diferentes (Taxa Selic, IPCA ou prefixada, por exemplo);
  • Títulos bancário: no segundo grupo, estão os títulos emitidos pelas instituições financeiras. Geralmente, elas possuem proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), aumentando sua segurança. É o caso do Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo;
  • Crédito privado: por fim, temos ainda os títulos que são emitidos pelas empresas privadas. O exemplo mais comum é a emissão de debêntures como forma a captar recursos para a atividade de uma companhia.

Como funciona o Fundo de Renda Fixa Crédito?

Quando falamos do Fundo de Renda Fixa Crédito, estamos nos referindo aos fundos de investimentos que trabalham a maior parte do seu patrimônio com esse último grupo. Portanto, o capital dos cotistas é utilizado em ativos do mercado de crédito privado.

Em resumo, as empresas podem precisar de novos investimentos para suas atividades como pagamento de dívidas ou então investir em uma nova filial. Assim, elas podem emitir debêntures para os investidores.

O Fundo de Renda Fixa Crédito atua como comprador desses títulos de dívida do mercado privado. A sua carteira, em resumo, é composta majoritariamente por esse tipo de ativo. O ganho de capital ocorre via pagamento dos juros na data de vencimento ou então pela negociação dos papéis aproveitando alguma oscilação do mercado financeiro.

Quais são as vantagens do Fundo Renda Fixa Crédito?

A principal vantagem do Fundo Renda Fixa de Crédito é a sua rentabilidade. O que acontece é que os títulos de crédito privado possuem maior risco do que os títulos bancários ou do governo. Dessa forma, o mercado sempre exigirá uma rentabilidade adicional para investir nas debêntures das companhias.

Portanto, podemos dizer que essa é uma oportunidade interessante para investidores que desejam ter exposição à renda fixa, com maior previsibilidade dos potencias ganhos, mas também desejam incrementar os resultados obtidos com o investimento.

Além disso, boa parte das debêntures possuem a rentabilidade associada aos índices inflacionários (como IPCA ou IMA-B). Ou seja, trata-se de um formato de investimento que tende a oferecer juros reais positivos (lucro acima da inflação).

Por fim, como os fundos de investimentos possuem um bom patrimônio sob gestão, esse produto permite que você esteja diversificado em diversas empresas, reduzindo assim o risco de estar exposto a apenas um papel.

Quais são as desvantagens do Fundo de Renda Fixa Crédito?

Por outro lado, não podemos nos esquecer que toda vantagem oferecida pela melhor rentabilidade está diretamente associada a um cenário de maior risco de crédito. Em outras palavras, isso significa que o fundo pode apresentar resultado negativo no curto prazo. Portanto, não é um produto para o investidor mais conservador, que tem pavor só de pensar em perder dinheiro.

Além disso, em função do seu risco, eles também costumam oferecer menor liquidez. Os resgates são bem mais longos do que fundos de baixo risco. E o investidor deve estar ciente disso, investindo no Fundo de Renda Fixa de Crédito para o longo prazo.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre