Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Franco: saiba o que é e qual sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/10/2022 às 12:17 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Franco?

O Franco foi um tipo de unidade monetária utilizada em diversos países como França, Itália e Alemanha no período de transição da Idade Média para a Idade Moderna, antes que o Euro pudesse se consolidar na Europa.

Para que você possa compreender melhor, precisamos voltar a milhares de anos atrás até a queda do Império Romano - senta que lá vem história!

Quando o Império Romano caiu, iniciou-se a chamada Idade Média, onde os bárbaros - também conhecidos como Francos ou Germânicos - estabeleceram-se em diversas regiões europeias. Alguns historiadores relatam episódios de invasão e luta armada pela conquista de terras.

Neste momento dá-se início ao Feudalismo, período marcado pela expressiva divisão de classes sociais entre clérigos, senhores feudais (donos de terras), duques, marqueses e servos (camponeses).

Dentro dessa organização a economia não era monetizada, mas ruralizada. Isso significa que o escambo entre produtos agrícolas e animais era a prática mais utilizada na época.

Pois bem, muito tempo se passou e uma porção de coisas aconteceram até que chegasse num ponto importante da história: as guerras Cruzadas!

Elas foram o ponto de partida para a comercialização entre territórios feudais com terras do oriente médio, além de proporcionar a ascensão da burguesia - camponeses que haviam conquistado certa autonomia a partir da manufatura.

Aqui, o Franco começava a circular como um meio de troca e a Idade Média dava lugar ao que chamamos de Absolutismo, período onde os senhores feudais dependiam completamente do Rei, tornando-o a figura governamental mais poderosa depois da Igreja Católica.

Com o Absolutismo surge também o Mercantilismo, onde a comercialização fica cada vez mais forte e a busca por poder econômico cresce demasiadamente. Foi nessa época em que, a procura de ouro e prata, a América foi descoberta em 1492 e o Brasil em 1500.

Cerca de 200 anos depois, a maioria dos países europeus já haviam se definido com os conhecemos hoje. Além disso, também haviam criado suas próprias unidades monetárias, embora o Franco continuasse a circular principalmente na França e na Suíça.

Com o resultado catastrófico da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, e principalmente com o crescimento econômico dos Estados Unidos e da União Soviética, os países do continente europeu decidiram juntar forças para se reerguer, criando o bloco econômico da União Europeia em 1992.

Com a fundação desse bloco, cria-se também uma unidade monetária comum aos países membros, o Euro, que só entrou em circulação no ano de 1998 e tornou-se obrigatório no início de 2002. Que salto na história, em?!

A partir daí, o Franco deixa de ser uma unidade econômica em todos os países do continente europeu, com a exceção da Suíça. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados