Última modificação em 4 de fevereiro de 2021

O que é a revista Fortune?

A Fortune é uma publicação estadunidense cujo foco central é a publicação de conteúdo relacionada ao mundo dos negócios nacionais (dos Estados Unidos) e internacionais.

E sua expertise não vem de hoje: desde 1930, quando fundada pelo magnata da mídia impressa Henry Luce, a revista se destaca na área do jornalismo de negócios, especialmente pela divulgação de listas famosas, como "As 100 Melhores Empresas Para Se Trabalhar" nos EUA, a "Fortune 500"(focada nas companhias estadunidenses) e a "Fortune Global 500" (que reúne empresas do mundo inteiro).

Aliás, aqui na Mais Retorno acreditamos que nos aprofundarmos nessas listas são um ótimo ponto para se ganhar perspectiva a respeito da revista Fortune como um todo. Você está preparado para aprender um pouco mais sobre elas? Então vamos lá!

O que é a lista "As 100 Melhores Empresas Para Se Trabalhar"?

Houve um tempo em que a visão geral das indústrias categorizavam os funcionários como meras máquinas orgânicas. Se eles estavam contentes ou não realizando o trabalho, sinceramente, não importava.

Felizmente, as ciências humanas avançaram e estudos comprovaram que uma série de fatores subjetivos impactava diretamente na satisfação dos trabalhadores, o que, por sua vez, representava um aspecto determinante em sua produtividade. De repente, não bastava um salário: era preciso se voltar para os outros componentes da Pirâmide de Maslow para prosperar em grandes negócios.

A revista Fortune entendeu isso e, a partir de uma lista originalmente chamada "100 Best Companies to Work For", se posicionou como referência na mensuração de culturas organizacionais de destaque. Ao redor do mundo, as empresas que figuram nessa lista atraem atenção não apenas de talentos desejosos de figurar em seu quadro de funcionários, como também de profissionais de RH e acadêmicos dispostos a dissecar (e replicar!) o que elas fazem.

O que é a Fortune 500? E a Fortune Global 500?

O Fortune 500 é uma tradicional lista das maiores empresas dos EUA, que recebe esse nome por reunir apenas as 500 empresas com faturamento anual mais alto. Essa lista é considerada uma importante fonte de informação para investidores fundamentalistas, já que o faturamento é um dos aspectos analisados para escolher as empresas mais sólidas. 

No ano de 2020, as empresas que ocuparam o "top 10" da Fortune 500 foram:

Aqui na Mais Retorno, nós já temos um artigo completão a respeito da Fortune 500. Clique aqui e confira - temos certeza que valerá o seu tempo!

Ah, é importante notar que o Fortune 500 limita-se às empresas com sede nos Estados Unidos. Enquanto isso, existe uma segunda lista, conhecida como Fortune Global 500, ou apenas Global 500, na qual entram tanto empresas dos Estados Unidos quanto de outros países. 

Por isso, esta primeira é menos representativa do que a Global 500, embora seja mais conhecida.

Em 2020, a versão global da lista ranqueou as seguintes 10 empresas como as de maior faturamento no mundo todo: 

Qual é a importância da revista Fortune no mundo dos negócios?

Como podemos perceber com essas listas, a Fortune está longe de ser apenas uma revista com "diquinhas de empreendedorismo e gestão". Além de regularmente ouvir alguns dos maiores administradores de negócios do mundo, a publicação construiu uma reputação que a coloca como referência e material de consulta para profissionais, acadêmicos, pesquisadores e, claro, investidores. 

Termo do dia

ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial

O que é ISE? O ISE – sigla correspondente a “Índice de Sustentabilidade Empresarial” – é um recurso utilizado para mensurar qual o nível de sustentabilidade que as…