Última modificação em 13 de maio de 2021

O que é Fenacor?

Fenacor é uma abreviação para o nome oficial da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privadas, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros.

A organização tem papel importante no mercado de seguros e capitalização do Brasil, como veremos ao longo do texto. A sua sede fica no Rio de Janeiro, mas possui abrangência nacional.

O seu principal papel está na promoção do trabalho dos corretores de seguros. O lema, que pode ser visto no site oficial da entidade, é "seguro, somente com corretor de seguros".

O objetivo, como podemos ver, está na formalização do mercado de trabalho de empresas de seguros e resseguros. A informalidade ainda é comum neste meio e é combatida pela Fenacor.

Quais as funções da Fenacor?

Como uma entidade que atua na gestão de boas práticas do mercado de seguros, a Fenacor possui algumas atribuições importantes para o bom funcionamento dessa atividade econômica.

Abaixo, vamos explorar algumas delas para que você possa compreender melhor a atuação da organização.

Proteção da categoria

A primeiro papel da Fenacor, como vimos logo na introdução, está no combate da informalidade do setor de seguros. Desta forma, é natural que ela busque mecanismos para defender os interesses dos profissionais da área.

Para esse objetivo, ela atua diretamente junto a dois grandes grupos. De um lado, as entidades privadas (em especial aquelas que atuam diretamente no mercado de seguros). De outro, também há uma relação próxima às autoridades públicas (pensando na aplicação das regras para a atividade).

O grande beneficiado das ações da Fenacor, portanto, é o próprio corretor de seguros. É por meio da atuação dessa entidade e dos sindicatos filiados que os seus direitos são protegidos e defendidos no seu mercado profissional.

Assistência a afiliados

Falando em sindicatos, esse é mais um papel exercido pela Fenacor. Para defender o direito dos corretores de seguros, a entidade possui uma série deles como seus afiliados.

No próprio site da Fenacor, um corretor pode conferir a lista de sindicatos afiliados que podem ser utilizados em questões legais. Além disso, eles são organizados por estado, facilitando o uso por um corretor. Vale lembrar que a entidade tem atuação nacional.

A organização ainda deve prestar também por toda assistência técnica necessária aos colaboradores segurados pelo DPVAT, que é uma sigla para Danos Pessoais por Veículos Automotores. É um seguro obrigatório para detentores de veículos.

Colaboração pública

Como mencionamos anteriormente, um dos grupos de relacionamento com a Fenacor está no poder público. Desta forma, ela deve estar aberta a tratativas envolvendo a área de seguros ou de resseguros.

Além disso, contempla uma robusta base de dados com cadastros de corretores de seguros, devidamente regularizados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Atualmente, são mais de 90 mil cadastrados.

Atuação social

No campo social, a Fenacor ainda mantém a FUNENSEG, que é a abreviação da Fundação Escola Nacional de Seguros. Isso sem falar na sua própria missão de certificar e qualificar os profissionais do mercado de seguros.

Qual é a importância da Fenacor?

Como vimos ao longo do texto, a Fenacor atua diretamente no mercado de seguros e possui grande importância para garantir que os processos sejam cumpridos de forma ética, transparente e profissional.

A função da Fenacor é especialmente fundamental para o corretor de seguros. É a entidade, afinal, que busca garantir que os seus direitos sejam cumpridos, bem como buscar melhorias constantes para a atividade.

Assim, juntamente a outras organizações do setor de seguros, como a SUSEP, a Fenacor contribui diretamente para a evolução, para o crescimento e para o bom funcionamento do segmento.

Termo do dia

Oferta 476

A Oferta 476 é o conjunto de diretrizes ditadas pela CVM no que se refere ao acesso para o mercado de capitais. Confira mais detalhes sobre ela…