FCF (Fluxo de Caixa de Financiamento)

Última modificação em 20 de Agosto de 2021 às 10:36

O que é FCF?

FCF é uma abreviação para Fluxo de Caixa de Financiamento. Trata-se, em resumo, de uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira que uma empresa possui para controlar seus custos.

O conceito, claro, deriva de outra ferramenta extremamente relevante que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa — modelo utilizado para controle de entradas e saídas de capital em relação ao caixa da companhia.

Ao longo do texto, vamos perceber que o FCF nada mais é do que uma adaptação desse modelo para as atividades de financiamento da empresa, algo que se torna necessário em diversos momentos.

Como funciona o FCF?

A aplicação do Fluxo de Caixa de Financiamento é relativamente simples. A ferramenta deve registrar todas as entradas e saídas de caixa que tiverem alguma relação com atividades financeiras de financiamento ou empréstimos.

Neste ponto, vale lembrar que o uso de capital de terceiros pode ser necessário em diversos momentos da história de uma empresa. Eles servem para levantar recursos em momentos adversos ou mesmo para permitir investimentos que acelerem o crescimento organizacional que não seria possível apenas com os capitais dos sócios.

Ao mesmo tempo, esse tipo de operação financeira traz consigo um custo mensurado por meio da cobrança de juros. E esse tipo de atividade exige um acompanhamento próximo para não impactar demais a saúde das finanças do negócio.

Portanto, em resumo, um empréstimo ou um financiamento podem tanto gerar capital para a empresa, representando uma entrada de caixa, como exigir o pagamento da dívida ao longo do tempo, representando uma saída de caixa.

Quais os tipos de lançamentos do FCF?

Apesar de ser mais comum o uso de empréstimos no controle do Fluxo de Caixa de Financiamento, vale observar que esse não é o único tipo de operação que gera algum tipo de impacto para o caixa de uma companhia.

Outro caso em que há o uso dessa ferramenta para controle de caixa são as operações realizadas na bolsa de valores. É o caso, por exemplo, de uma recompra de ações. Neste caso, a empresa julga que seus papéis são negociados a um preço atrativo, podendo realizar a aquisição desses ativos. O valor utilizado para a compra é lançado como saída de caixa no FCF.

O pagamento de dividendos ou de Juros Sobre o Capital Próprio é outra situação na qual há lançamento na linha de Fluxo de Caixa de Financiamento. Os proventos aos acionistas, afinal, representam uma saída de caixa. E eles só possuem o recebimento desses valores porque, anteriormente, investiram na empresa e realizaram o papel de financiadores do negócio.

Aqui, falamos de operações que representam saída de caixa relacionado ao financiamento das atividades de uma empresa. No entanto, também há como ocorrer uma entrada de capital nesses moldes. É o caso, por exemplo, da abertura de capital por meio de um IPO (Oferta Pública Inicial) ou então de um follow-on (novos lançamentos de ações após a realização do seu IPO).

Qual é a importância de um FCF?

Assim como acontece com outros demonstrativos financeiros, o Fluxo de Caixa de Financiamento possui grande relevância para os investidores. Essa ferramenta, afinal, permite o acompanhamento de uma empresa em relação à saúde financeira do negócio.

Para os gestores da companhia, o FCF é responsável por oferecer organização sobre todas as entradas e saídas de capital envolvendo as atividades de financiamento. Desta forma, é possível monitorar e analisar como o caixa vem sendo utilizado de maneira adequada.

Por fim, assim como qualquer indicador, é fundamental esclarecer que não se deve tomar uma decisão de investimento baseado em apenas uma métrica. Portanto, o FCF é uma ferramenta de apoio, mas não deve ser a única forma de analisar uma companhia.

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo