Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Favoritismo Intragrupo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/11/2019 às 21:09 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Favoritismo Intragrupo?

Favoritismo Intragrupo (ou Ultimate Attribution Error, conforme o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, o favoritismo intragrupo narra um fenômeno psicológico segundo o qual nós, seres humanos, temos a tendência de favorecer os membros dos nossos grupos, considerando que são melhores do que as pessoas de fora.

Por grupos, queremos dizer quaisquer conjuntos com os quais estamos socialmente envolvidos: nossa família, nossos amigos, nossas comunidades religiosas e/ou políticas, nosso trabalho... Se fazemos parte de algo, se nos julgamos pertencentes, logo estamos sujeitos ao favoritismo intragrupo.

Como o Favoritismo Intragrupo funciona?

Para explicar o favoritismo intragrupo (e como ele influencia a nossa vida, inclusive a financeira) precisamos recorrer à Psicologia.

Uma das teorias mais importantes para esse viés foi desenvolvida no final do século XX, chamada Teoria da Identidade Social. Segundo ela, estamos emocionalmente ligados aos grupos que pertencemos.

Ou seja, não é uma questão meramente racional e estratégica: não é apenas criar o melhor "time" para caçar grandes animais, como fazíamos primitivamente, nem o melhor time de futebol, de modo que apenas a nossa contribuição e sobrevivência importa.

Segundo a Identidade Social, atribuímos o nosso fracasso e o nosso sucesso pessoais ao desempenho do grupo. Nossa autoestima passa a estar fortemente ligada a ele. Afinal de contas, como podemos, como pessoas inteligentes, corajosas e incríveis, pertencer a grupos vistos como burros, fracos e estúpidos?

Se você já leu o nosso artigo completo sobre Erro de Atribuição de Grupo, sabe que tendemos a julgar individualmente os membros de um grupo de acordo com o grupo por completo.

Assim, como sabemos que os outros nos julgam pelas comunidades onde estamos inseridos, a estratégia é: melhorar a reputação delas, mesmo que apenas dentro de nossa cabeça. Consequentemente, quanto mais estimadas elas são, melhor nos sentimos sobre nós mesmos.

Como o Favoritismo Intragrupo afeta o seu dia a dia?

Se essa definição da Psicologia parece muito teórica para você, saiba que o favoritismo intragrupo tem uma aplicação prática muito clara - e é sobre isso que vamos tratar neste tópico?

Sabe quando você insiste que o seu jeito de fazer algo é O Jeito Certo porque a sua família sempre fez assim? Pode ser a maneira de cozinhar um frango, montar a árvore de Natal ou fazer compras no supermercado.

Ou então quando você discute, mesmo nos encontros de família, que político X é melhor do que Y, apenas porque vocês dois "jogam no mesmo time" ideológico.

Sem falar nos momentos em que, tomados ainda pelo viés pós-escolha, passamos horas argumentando que o nosso time do coração é o melhor.

Graças ao favoritismo intragrupo, acreditamos realmente que a nossa família está MAIS correta em seus modos, o "nosso" político é MAIS justo em seu posicionamento e o nosso time é MAIS glorioso. Talvez não sejam os únicos, mas com certeza são melhores... Porque nós com certeza somos!

Obviamente isso é muito perigoso, pois tendemos a nos fechar para as pessoas, opiniões e teorias que vêm de fora do grupo. Acabamos, assim, perdendo a capacidade de analisar de forma abrangente a realidade, desenvolvendo uma versão distorcida da mesma. É como olhar o mundo pelo buraco da fechadura e tomar decisões como se o que víssemos fosse o todo.

Imagine as consequências disso para os investidores, por exemplo. Como pessoas que dependem, sobretudo, da sua capacidade de análise abrangente podem fazer escolhas bem sucedidas se as únicas vozes que elas ouvem são aquelas com as quais ele concorda? Se defender o grupo é mais importante do que ler corretamente o mercado financeiro?

Esse é um exemplo sucinto, mas clássico, de como a nossa autoestima pode se sobrepor ao nosso desejo de sermos bem-sucedidos. Ao contrário do pensamos, nem o dinheiro pode se sobrepor ao viés, se não formos capazes de identificá-lo e mitigá-lo.

Se continuarmos assim, logo teremos que buscar por mais um grupo: o dos enviesados falidos. E acredite: o número de membros, tão desavisados, não para de crescer.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!