Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Erro de atribuição de grupo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/11/2019 às 22:07 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o erro de atribuição de grupo?

Erro de atribuição de grupo, além de um termo enorme, é também o nome dado a um fenômeno psicológico que afeta praticamente todos os seres humanos.

Por definição, o erro de atribuição de grupo é a tendência que temos de que acreditar que as características de um sujeito que pertence a um grupo refletem as características de todos do grupo (o famoso "tudo farinha do mesmo saco") e/ou de que as opiniões do grupo refletem o posicionamento individual de seus membros sobre aquele assunto. 

Parece uma explicação muito abstrata para você? Pois imagine o seguinte acontecimento.

O diretor de uma grande empresa dá uma entrevista dizendo que os seus funcionários têm a obrigação de trabalhar motivados e que criar políticas que fomentem a sua satisfação no trabalho é inadmissível.

O que concluímos? Aquela empresa não é receptiva, nem se preocupa em compreender e apoiar quem lá trabalha.

No entanto, quem disse que os demais diretores da organização compactuam com essa opinião? Quem disse que a empresa já não tem um programa de incentivos intrínsecos e extrínsecos para fidelizar também o cliente interno? Ninguém.

Apenas tomamos a opinião de um indivíduo do grupo como reflexo da opinião do grupo como um todo e caímos, então, no erro de atribuição de grupo.  

Agora imaginemos o oposto. Suponhamos que, ao pesquisar sobre uma determinada empresa, descobrimos que ela não possui nenhuma política de apoio à maternidade, dificultando assim que mães se desenvolvam também como funcionárias produtivas e valiosas.

O que pensamos? Nenhum dos diretores de lá se preocupa com as mães no mercado de trabalho. 

Contudo, quem disse que não existem funcionários lá debatendo sobre o assunto nesse exato momento? Quem disse que não há um diretor, agora mesmo, estruturando um programa "mama-friendly" para apresentar aos demais integrantes da diretoria?

Ninguém. Apenas tomamos o posicionamento do grupo como um reflexo da opinião individual de todos os indivíduos ali presentes e, tal qual no caso anterior, caímos no erro de atribuição de grupo. 

Esse fenômeno mental é um viés cognitivo, logo tem uma forte aparência lógica. 

Se vemos uma alcateia de leões, sabemos que cada indivíduo ali é um leão e se comporta como um leão. E se um deles come uma zebra, por exemplo, é natural supor que todos os outros também comerão. 

Contudo, como bem sabemos, ao trazermos essa lógica para o cotidiano humano (vivendo em uma estrutura social cada vez mais complexa e, ainda, emocional) ela nem sempre representará uma verdade. Essa diferença, aliás, pode amparar péssimas decisões e prejuízos irreparáveis. 

Como o erro de atribuição de grupo interfere nas suas finanças?

Não é somente um emprego maravilhoso que esse viés pode te levar a perder. 

Uma das formas mais fáceis de se explicar o efeito do erro de atribuição de grupo na vida financeira das pessoas é o comportamento dos investidores iniciantes. 

Estes, influenciados também por outro viés (o viés de autoridade) apresentam dificuldade em entender que a opinião de um único especialista não necessariamente reflete a opinião de todos os experts daquele mercado (ou sequer, da maioria).

Assim, eles seguem os seus apontamentos "porque ele é entendido do assunto" e têm dificuldade em perceber que, quando se trata de quando, como e onde investir, mesmo os "mestres" divergem. 

Esse fenômeno narra os dois lados do erro de atribuição de grupo. Aqui, tanto tomar o parecer de um único membro como sendo a do todo ou mesmo o da maioria como uma unanimidade, poderá incorrer em consequências catastróficas.

Afinal de contas, considerar esses desvios (ou seja, pontos de vistas divergentes acerca do mercado financeiro) é parte de construir a sua própria interpretação. 

Lançado para lá e para cá, na tentativa de seguir uma única e precisa verdade externa, o investidor é impedido de tomar as suas próprias decisões e aprender com elas. Assim, não apenas a sua autonomia diminui, como os seus riscos crescem e o poder do erro também. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados