Execução de Ordem

Última modificação em 17 de Maio de 2021 às 11:00

O que é Execução de Ordem?

Quando falamos em execução de ordem, é possível inserir tal expressão em vários tipos de cenários e contextos diferentes, a começar pelo âmbito jurídico.

Execução de ordem fiscal, execução de ordem de despejo ou qualquer situação onde um juiz determina uma sentença, por exemplo, e um agente fiscalizador fica incumbido de executá-la, pode ser considerado um recurso válido e bastante utilizado no dia a dia.

Entretanto, a execução de ordem também pode fazer sentido quando aplicada ao âmbito financeiro, principalmente no assunto mais quente do momento: criptomoedas! Você já conhece esse mercado?

Como a Execução de Ordem acontece no mercado de criptomoedas?

O mercado de criptomoedas começou a ser desenvolvido no ano de 2009, ficando cada vez mais comentado por diversos investidores de lá para cá. Como o próprio nome sugere, é composto apenas por moedas digitais.

As mais famosas são o Bitcoin, Bitcoin Cash, Litecoin, XRP e Ethereum. É possível realizar transações de compra e venda a partir do uso dessas moedas digitais, tanto quando é possível investir nelas através de algumas corretoras e plataformas específicas.

Para não estender muito e acabar saindo do tema, não vamos focar nos detalhes desse esse mercado - você pode conferir um artigo próprio sobre ele clicando no link disponível! A grande questão aqui é a execução de ordem e como ela se encaixa no assunto, certo?

A execução de ordem no âmbito digital acontece através de uma exchange - espécie de casa de câmbio própria para negociação de criptomoedas, onde Real ou Dólar podem ser trocados por Bitcoin ou Ethereum, por exemplo.

Um detalhe importante é que, essa casa de câmbio funciona mais como um Bolsa de Valores digital, ou seja, não há a intermediação de uma instituição financeira como nos casos convencionais de dinheiro físico, palpável. 

Neste espaço, uma pessoa - denominada de user ou player - é capaz de negociar seu dinheiro diretamente com outra, realizando conversões monetárias e diversos tipos de ordens. Para fazer qualquer tipo de movimentação em uma exchange, o user deve contar com três ferramentas: book, histórico e boleta.

O book é a ferramenta principal para fazer tudo acontecer, já que nele estão contidas todas as intenções de negociação dos players. É chamado assim porque, da mesma forma que um livro físico possui dois lados quando aberto, o book possui o lado direito, onde ficam expostas as intenções de venda, e o lado esquerdo, onde ficam registradas as intenções de compra.

A ferramenta chamada de histórico é responsável por registrar negociações concluídas, enquanto a boleta é responsável por enviar as ordens de negociação para aprovação da exchange

Portanto, chamamos de execução de ordem a aprovação da exchange para as negociações realizadas entre os players, quando os mesmos expõem suas intenções de compra e venda no book, e encontram participantes interessados em fechar negócio - posteriormente registrado no histórico!

Essas ordens que são enviadas para execução podem ser de diferentes tipos: limitadas, a mercado ou stops.

As ordens limitadas são aquelas em que o player apenas expõe sua intenção no book. Isso não garante o fechamento de um negócio, uma vez que é preciso encontrar alguém compatível as necessidades dele. Nesse caso, as ordens de compra são feitas abaixo da cotação do mercado, enquanto as ordens de vendas são feitas acima dessa mesma cotação.

Já as ordens a mercado costumam ser dadas quando um player possui urgência em fechar negócio, consumindo todas as ofertas do mercado até atingir sua necessidade. Diferente da situação anterior, essa ordem já é mais passível de execução no momento em que é dada no book.

As ordens stops, por sua vez, são semelhantes as ordens limitadas, a única diferença é que não são lançadas diretamente no book da exchange. Elas só farão parte da fila de execução quando a cotação atual do mercado estiver no nível de preço em que foram encaminhada, primeiramente, a uma corretora ou Bolsa de Valores tradicional.

Como você pôde perceber, este não é um assunto difícil de ser compreendido, mas possui certa complexidade. Ficou com alguma dúvida? Fala com a gente!

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo