Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito Backfire

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/11/2019 às 18:58 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o efeito backfire?

Efeito Backfire é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo, segundo o qual todos os seres possuem uma tendência mental para lá de curiosa.

Sob o Efeito Backfire, quando as nossas crenças de mundo são confrontadas (isto é, quando discordam de algumas de nossas opiniões), usando para isso dados e evidências científicas, acabamos por reforçar ainda mais essas crenças.

Isso mesmo que você ouviu (ou leu, no caso)! As pessoas podem nos provar por A mais B que estamos errados que, se estivermos sob o Efeito Backfire, negaremos totalmente os fatos apresentados ou, ainda, usaremos os argumentos delas para fortalecer nossas convicções.

É como aquela cena do Titanic afundando. Quanto mais o navio pendia, levando as pessoas consigo, mais elas tentavam se agarrar a algo para evitar que fossem lançadas ao mar.

No caso, as pessoas são o seu cérebro, o Titanic é as suas crenças e o naufrágio é a constatação de que talvez você esteja errado. Na verdade, é tudo o que prova (através do discurso ou dos números) que você está errado.

Acreditamos, inclusive, que as pessoas sob o Efeito Backfire são como os músicos, tocando seus violinos enquanto a realidade se desenrola à sua volta e agindo como se nada estivesse acontecendo.

Um estudo de 2016 mostrou que, no cérebro, ter as suas crenças atacadas é semelhante a estar cara a cara com um animal selvagem escancarando os dentes. Ou seja, nossa flexibilidade cognitiva é bloqueada e ficamos na defensiva, em uma atitude clara de luta ou fuga.

Para alguns, isso significa entrar em uma discussão acalorada e atacar o "oponente" no debate de todas as formas possíveis. Para outros, é fazer cara de paisagem e deixar que a nova informação entre por um ouvido e saia por outro.

Como o efeito backfire se relaciona com os demais vieses cognitivos?

Você deve se perguntar: mas por que agimos assim, afinal?

A resposta é simples! Agimos assim por conta de outro viés, considerado uma espécie de mãe do Efeito Backfire: o viés de confirmação.

Se este é o primeiro artigo que você lê sobre vieses por aqui, tire logo da cabeça a ideia de que eles são independentes, que um desliga para o outro entrar em ação. Na verdade, eles se retroalimentam, reforçando-se continuamente.

Nesse caso, não é diferente. O viés de confirmação é caracterizado como "o processo mental baseado em buscar, interpretar e se recordar de informações que confirmem as opiniões e visão de mundo de uma pessoa, em detrimento de outras que a questionem ou a refutem".

Percebe a relação? O Efeito Backfire é, portanto, apenas um dos meios pelos quais o viés de confirmação é colocado em prática, especialmente em situações de confronto de pontos de vista.

Como o efeito backfire afeta a sua vida financeira?

Às vezes nos esquecemos, mas o mundo dos investimentos é feito, sobretudo, de "apostas". A aposta de que uma ação vai cair e outra vai subir.

A aposta de que se vai lucrar mais com título X usando uma estratégia de longo prazo, em detrimento de outra de curto prazo. A aposta de que a empresa Y tem uma gestão mais sustentável do que a empresa Z.

100% de certeza mesmo, com pareceres unânimes, é um elemento raríssimo.

Logo, parte do mercado financeiro também se faz a partir dos julgamentos (e vieses) dos seus agentes.

Por isso, não é difícil encontrar quem "invista" na poupança, mesmo que sejam apresentados gráficos do tamanho de um dirigível mostrando como existem opções melhores. Sem contar que, quanto mais se fala sobre outros investimentos, mais a pessoa se apega à poupança.

Assim, não apenas se perde a oportunidade de lucrar mais quando as evidências externas são negadas sem motivo racional. Se perde também a capacidade de usar a sua crença atual de maneira otimizada, se valendo dela apenas no que convém com a realidade. Sem dúvidas, há prejuízo dos dois lados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados