Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Carteira Virtual

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/07/2020 às 21:40 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Carteira Virtual?

A carteira virtual - ou carteira digital, como também é conhecida - representa um espaço eletrônico onde nosso dinheiro pode ser armazenado e utilizado de maneira opcional.

Essa modalidade de armazenamento virtual já é conhecida, afinal, a conta onde nosso saldo bancário é depositado também é uma espécie de plataforma digital, onde não temos contato com o dinheiro em espécie, mas sim com sua representação numérica.

Pra que serve uma Carteira Virtual?

Você pode até se perguntar "qual é a diferença entre conta bancária e carteira virtual?". A resposta é simples: a diferença está na acessibilidade.

Basicamente, uma carteira virtual serve para armazenar qualquer tipo de representação monetária e, com isso, possibilitar melhores ações como pagamentos, transferências, entre outras.

Sua conta bancária permite tais movimentações, desde que a representação monetária pertença ou esteja armazenada naquela agência específica. Já com uma carteira virtual, você pode realizar transações independentes de grandes bancões.

Imagina só: na sua carteira física, você costuma guardar papel-moeda e alguns cartões, certo? Na carteira virtual será da mesma forma, só que... virtual!  

É importante possuir uma Carteira Virtual?

Nos tempos de hoje, sim.

Perceba que o avanço tecnológico já permitiu inovações em diversos setores essenciais da nossa realidade. No que diz respeito ao mercado financeiro, não poderia ser diferente!

A ideia é que o dinheiro físico possa ser cada vez mais substituído por representações virtuais, não de maneira obrigatória, mas como uma opção alternativa. Ao fazer uma compra, por exemplo, você poderá realizar o pagamento sem necessariamente possuir o recurso em mãos.

Existem inúmeras vantagens em possuir uma carteira virtual, desde realizar pagamentos por aplicativos específicos, até mesmo manter o patrimônio mais protegido! Entretanto, o mercado como um todo precisa estar adaptado a essa "nova" modalidade.

O que é preciso fazer para ter uma Carteira Virtual?

Possuir uma carteira virtual não é nada complicado.

Basicamente, você precisa entrar em contato com alguma instituição financeira que ofereça esse tipo de serviço: bancos, cooperativas de crédito, corretoras de investimentos, plataformas de pagamento, entre outras.

Atualmente, algumas das plataformas mais utilizadas são o Mercado Pago, PicPay, Neon e PagSeguro, mas existem uma infinidade de outros programas à disposição do público.

Vale esclarecer que algumas instituições realizam análises de crédito, ou seja, buscam pelas conclusões de cadastro positivo ou negativo  do cidadão que deseja possuir a carteira virtual!

Qual é a relação da Carteira Virtual com a Criptomoeda?

Um dos motivos - se não o principal - pelo qual a carteira virtual passou a ser mais desenvolvida no mercado é a criação da criptomoeda

A criptomoeda é uma espécie de moeda digital, que possui codificações criptografadas - daí o nome. Existem vários tipos, mas certamente o Bitcoin  é o mais comum entre eles! 

Temos um artigo inteirinho sobre o assunto, inclusive, vale a pena dar uma olhada.

Sabendo disso, podemos compreender qual é a relação entre carteira virtual e esse novo meio de troca. Conforme citado anteriormente, a ideia é que o dinheiro físico seja cada vez mais substituído por preferências mais tecnológicas de transações.

Em julho de 2018, o Banco Central do Brasil (BACEN) lançou um plano de estudos sobre as criptomoedas, onde afirma claramente:

Avanços tecnológicos notáveis tem rotineiramente impactado nosso mundo. A chamada transformação digital está redefinindo indústrias, tornando possíveis novos modelos de negócio e proporcionando oportunidades antes nunca imaginadas. Seu impacto, no entanto, não se limita aos negócios; já está mudando drasticamente como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos um com o outro.

Sendo assim, se o futuro do mercado financeiro está nas mãos da moeda virtual, nada mais justo do que adaptar um espaço propício para armazená-las.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados