Logo Mais Retorno
termos

Benedito Braga Junior

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/12/2021 às 12:04 -
Atualizado 10 meses atrás
Compartilhe:

Quem é Benedito Braga Junior?

Benedito Braga Junior é o atual presidente da Sabesp, em exercício desde 10 de janeiro de 2019.

Sua carreira está ligada ao setor de águas — nacional e internacionalmente — tendo sido previamente membro de várias instituições como a Agência Nacional de Águas (ANA) e a International Water Resources Association (IWRA).

Qual o papel de Benedito Braga Junior para o país?

Benedito Junior possui contribuições no setor privado, porém suas posições de maior destaque se referem a agências governamentais e ONGs de relevância global.

Graduado em Engenharia Civil pela EESC-USP, preencheu seu currículo com pós-graduações, incluindo um doutorado em Recursos Hídricos pela Stanford University. 

No ramo profissional, além de presidente da Sabesp, foi parte da diretoria colegiada da ANA, que coordena a gestão de águas no Brasil e presidente do IWRA, ONG com foco em produzir conhecimentos nos temas hídricos. 

Atualmente, é vice-presidente do World Water Council (WWC), instituição voltada à conscientização de líderes mundiais sobre os problemas relacionados à água, e presidente do International Forum Committee.

Essas e tantas contribuições a nível mundial garantiram seu reconhecimento na gestão de recursos hídricos mundiais, sendo premiado com o Crystal Drop Award, da IWRA, e a ordem do mérito de Tiradentes, pelo Governo de Minas Gerais.

Quais são as posições relevantes de Benedito Braga Junior?

A fim de entender melhor a personalidade e posicionamentos de Benedito Braga Junior, vamos apresentar algumas de suas declarações ao longo dos últimos anos, em entrevistas e outras participações.

Certa vez, o engenheiro, questionado sobre a crise hídrica de São Paulo, relembrou a importância do consumo consciente, dizendo que essa prática ‘é o futuro’. Lembrou também que um grande problema do Brasil é a poluição dos rios urbanos.

Ainda priorizando o meio ambiente, para ele, a poluição não é um problema de uma única localidade e é importante atuar na problemática do lixo mal descartado, que retorna para as ruas quando uma chuva mais intensa acontece.

Também defende a ideia de aumentar a eficiência dos contratos públicos para a resolução de problemas de interesse da população, inclusive elogiando o governador João Dória em relação à sua proatividade para resolução dessas questões.

Ele também já afirmou que São Paulo é um exemplo de saneamento básico no Brasil e elogiou o Marco Regulatório de Saneamento Básico, ressaltando a importância da associação com o setor privado para mitigação das dificuldades.

Segundo ele, o Brasil precisa investir em reservas hídricas para aumentar a segurança do suprimento de água e garantir o bom aproveitamento das hidrelétricas. 

Alertou, adicionalmente, para a necessidade do governo federal incentivar os municípios a resolverem seus problemas de saneamento e propôs a convocação do capital privado para essa tarefa, com a devida regulamentação.

Já mostrou grande interesse no desenvolvimento tecnológico na área de saneamento, em funções como o reaproveitamento do lodo e a leitura automática de hidrômetros.

Em suas entrevistas, também demonstra grande conhecimento sobre corpos hídricos, dentro e fora do país.

Qual é o legado de Benedito Braga Junior?

Podemos citar sua participação na resolução da crise hídrica paulista de 2015, quando, em conjunto com uma equipe técnica capacitada, Benedito Braga Junior desenvolveu interligações entre sistemas para aliviar o sistema Cantareira, além de incentivos financeiros para economia de água.

O projeto de despoluição do Rio Pinheiros, em 2019, talvez seja seu maior legado como  presidente da Sabesp. Em aproximadamente 2 anos, os registros de peixes no rio já passaram a animar os especialistas ambientais.

A revitalização do rio surgiu para resolver, além do problema ambiental, o mau cheiro extremamente desagradável da região e prevê a sanitização do rio, resolvendo o problema do lixo e ligações clandestinas, além de melhorar sua oxigenação.

A margem do rio também ganhará um parque com áreas de lazer e esporte, com ciclovia e pista de caminhada — um projeto completo, supervisionado pelo presidente da Sabesp, Benedito Braga Junior

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter