Mercado Financeiro

Com mais de 40 anos de história a empresa Sabesp [SBSP3] está entre as principais companhias de saneamento do país.

Aproveite para conferir todas as informações sobre a Sabesp e sua importância para o mercado financeiro.

A empresa Sabesp [SBSP3]

Basicamente essa empresa é conhecida como Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Com isso, ela possui a concessão necessária para atuar na área de saneamento básico.

No caso, esse tipo de serviço é feito em São Paulo, enquanto o Governo Federal é considerado o seu acionista principal. Além disso, todo o controle da Sabesp [SBSP3] é feito pela própria instituição.

Anteriormente em 2004 e 2005 ela chegou a ser considerada uma das maiores do mundo, alcançando o sexto lugar lugar no ranking. E desde o ano de 2008 são feitas diversas melhorias para a população do estado.

De fato, o grande objetivo é que haja uma melhor estabilidade econômica e financeira. Para isso são realizadas diversas ações que buscam trazer essas mudanças na companhia. Entretanto, o ano de 2014 foi muito complicado para o setor, com a conhecida crise hídrica.

Em comunicado a instituição informou:

" A região Sudeste enfrenta sua pior crise hídrica da história. Os baixíssimos índices de pluviometria e vazão afluente nos mananciais da região metropolitana de São Paulo (RMSP) ao longo de 2014 e início de 2015 trouxeram novos parâmetros de avaliação de riscos hidrológicos, antes baseados nos níveis do biênio 1953/1954, os mais críticos registrados até então. O momento é grave e o enfrentamento da crise passa por um conjunto de ações para
reduzir o risco hidrológico. Neste sentido, estamos realizando investimentos adicionais em obras com resultados de curto e médio prazos, para melhorar a preservação dos mananciais, ampliar as vazões transferidas entre sistemas e a capacidade de produção de água tratada."

Em São Paulo, o Sistema Cantareira foi considerado um dos mais afetados neste período.

A história da Sabesp [SBSP3] iniciou em sua inauguração no ano de 1973. Ao longo dos anos ocorreram algumas fusões que agregaram no desenvolvimento da instituição, confira:

Como é feita a atuação da Sabesp [SBSP3]

A empresa iniciou sua atuação em diversos municípios, muitos deles inclusive não faziam parte das empresas antecessoras.

A Sabesp [SBSP3] tem a sua regência feita por um estatuto social, isso inclui tanto sua administração, quanto sua própria constituição. Confira uma lista com as empresas que antecederam essa companhia:

Ao todo são pelo menos 371 municípios atendidos, entre todos os 645 (paulistas). Com isso, temos uma faixa de abrangência de 26 milhões de pessoas. Entretanto, ainda existem locais que não fazem parte deste grupo.

Veja quais são os sistemas que produzem água aqui no estado de São Paulo:

Além disso, a Sabesp [SBSP3] conta também redes para tratamento de esgotos (ETE):

Como é feita a administração da Sabesp [SBSP3]

De uma forma resumida, a administração da companhia é feita como economia mista.

Uma sociedade de economia mista é uma empresa estatal cuja sociedade é dividida entre o Estado e sócios privados.. Apresenta a forma de sociedade anônima (S/A) e o seu capital é dividido em ações  que podem ser vendidas livremente, sem necessidade de escritura pública ou outro ato notarial.

A Sabesp possui capital aberto na bolsa de valores do Brasil, a B3, com ticker B3SA3, mas também pode ser encontrada na NYSE, bolsa de valores dos Estados Unidos.

O principal acionista controlador é o Governo de São Paulo que possui 50,3% (ações). As outras parcelas estão distribuídas nestas duas bolsas citadas acima.

Outro ponto importante a respeito da Sabesp [SBSP3] é o nome do seu presidente atual. Benedito Braga Junior está no comando desde o ano de 2019. Anteriormente, em 1995, a empresa resolveu adotar o sistema de descentralização.

Nisso foram adotadas as bacias hidrográficas para cada uma das regiões que ela atende. Visando atender a legislação, o novo sistema foi aplicado e beneficiou:

Por certo, são 17 unidades que estão dividas em vários negócios. E cada uma possui uma gestão autônoma, aplicada e com recursos alocados para o processo. Sem dúvida, saiba que todas as diretrizes e estratégias aplicadas são definidas pela Sabesp [SBSP3].

De acordo com o que é estabelecido pela companhia são montadas diversas assembleias, visando uma boa gestão para o momento.

Quando foi feito o IPO da empresa?

No ano de 1997, a companhia decidiu estrear na bolsa de valores de São Paulo, logo após 20 minutos as tarifas aumentaram em 9,8%, surpreendendo a empresa e os investidores.

No dia seguinte, a instituição resolveu incluir R$300,00 em novas ações. Posteriormente foram concedidas algumas ações na bolsa de valores americana, embora o governo do estado de São Paulo ainda continue sendo o controlador principal.

A crise de 2014 atrapalhou a empresa?

Com o ápice da crise, a instituição precisou rever muitas ações para conseguir reverter a situação. Neste período a empresa deparou-se com grandes impactos em reservatórios como Cantareira e Tietê.

Em 2015 a presidente Dilma Pena deixou o cargo, após enfrentar a crise hídrica.

Em nota a instituição apontou:

" Nesses 41 anos de trajetória da Sabesp, o ano de 2014 foi certamente um dos mais desafiadores. Foram doze meses de muito empenho para enfrentar a mais grave seca que se tem notícia na região sudeste do país em mais de oito décadas, evento cuja probabilidade de ocorrência foi de 0,6%. As ações estratégicas empreendidas nas operações conjugadas à excelente resposta da população às campanhas de conscientização e estímulo financeiro pelo uso racional da água foram determinantes para que se evitasse o comprometimento do sistema público de abastecimento. A rápida reação implementada em municípios do interior e, sobretudo, na região metropolitana de São Paulo, área mais gravemente atingida, demonstrou a robustez da infraestrutura instalada e a elevada capacidade técnica de nossos profissionais."

Conheça algumas informações da Sabesp [SBSP3]

A fim de lhe ajudar a chegar a uma decisão coerente vamos observar algumas informações. Elas definem o quanto a companhia é importante para o estado de São Paulo. Então, veja uma listagem abaixo com algumas delas:

Um ponto importante é que a companhia está com suas ações no Novo Mercado. Ou seja, seus ativos são de primeira linha na bolsa de valores do país. Para quem não sabe ou tem dúvida do que é IPO vamos explicar em detalhes.

Em resumo, a Sabesp [SBSP3] disponibilizou alguns papéis de ações na bolsa para que os investidores pudessem adquiri-los e buscar lucros através deles. Essa Oferta Pública Inicial é conhecida como IPO. Assim, os investidores podem comprar os papéis da companhia em busca de rentabilidade.

Como comprar as ações da Sabesp [SBSP3]?

Os processos de compra das ações e a venda dos papéis são feitos na bolsa. Dessa forma, basta apenas obter conta em uma corretora e acessar o Home Broker para fazer concluir a compra, mas é importante saber que elas são do tipo Ordinárias.

Ou seja, permitem a votação nas Assembleias, garantindo os direitos aos sócios. E além disso, esses ativos podem ser encontrados no mercado fracionário. Com isso, para realizar essa aquisição é necessário seguir alguns passos:

Saiba também que a Sabesp [SBSP3] é considerada uma Mid Cap, ou seja, são papéis de empresas que possuem nível médio de capitalização. As mid caps são pessoas jurídicas que possuem um valor de mercado intermediário dentre aquelas listadas na bolsa de valores, assim, uma mid cap é uma companhia de capital aberto que tem um valor de mercado grande demais para ser considerada uma small caps e pequeno demais para ser uma blue chip.

Nesse ambiente estão as companhias que possuem transparência elevada e boas práticas de Governança. Além disso, o Tag Along está em 100% do tipo ON. Sendo que o seu o Free Float é de 49,7%.

Por certo, uma vantagem das ações da empresa é que elas efetuam pagamentos em dividendos. Com isso, é possível conseguir obter lucros ou mesmo vender os ativos por valores maiores.

Vale a pena investir nas ações da empresa Sabesp [SBSP3]?

Agora que você já conhece todas as características sobre a empresa Sabesp e sua importância, é válido buscar entender o momento de mercado e o desempenho de suas ações ao longo dos anos.

Entenda antes de tudo seu perfil de investidor (a) e seus objetivos, para depois buscar informações mais detalhadas sobre o rendimento das ações da empresa e pesar se vale a pena de fato ter em sua carteira.

A base de uma boa carteira de investimentos é o equilíbrio. Saiba o que faz sentido para sua carteira e mantenha balanceada para obter bons retornos.

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Veja mais Ver mais