Última modificação em 5 de março de 2021

O que é Bankers Acceptance?

Bankers Acceptance (ou simplesmente "aceitação do banqueiro", em português) é o nome de uma operação financeira de curto prazo em que há a oferta de uma garantia de um banco para uma determinada negociação.

Ele funciona de maneira muito similar a outros tipos de investimentos de renda fixa, mas atuando como garantia em um acordo entre duas partes. Isto é, a instituição financeira entra como responsável pelo pagamento em caso de calote da contraparte.

Esse processo é especialmente comum em alguns mercados. É o caso das importações e exportações. Como envolvem transações internacionais, os agentes participantes podem se sentir mais expostos aos riscos do mercado financeiro.

Assim, os bancos entram como parte garantidora da negociação. Esse é um bom cenário para aumentar a confiabilidade da transação e deixar os produtores mais tranquilos sobre o recebimento do seu capital pela venda realizada.

Como funciona o Bankers Acceptance?

Mas, na prática, como funciona o Bankers Acceptance? Basicamente, conforme adiantamos, trata-se de um título de curto prazo em que o banco apresenta a garantia de pagamento de um determinado valor.

Por título, entenda uma estrutura de operação financeira similar a qualquer emissão de dívida. Isto inclui, além de um valor determinado, o prazo de vencimento (geralmente não superior a 90 dias) e eventuais condições de pagamento.

Podemos dizer até que o processo se assemelha bastante a um cheque pré-datado. No entanto, como um título de renda fixa, esse produto permite negociação dos investidores no mercado secundário. Há, inclusive, um bom desconto no preços dos papéis de maneira geral.

Qual é a importância do Bankers Acceptance?

A operação conhecida como Bankers Acceptance é mais do que um simples título bancário. Trata-se de um instrumento que oferece um papel fundamental no contexto do mercado financeiro — em especial para empresas importadoras e exportadoras.

Para quem exporta, como vimos anteriormente, o título funciona como uma espécie de garantia de recebimento da venda realizada. Isso gera tranquilidade na medida em que praticamente anula o risco de crédito. Se a parte compradora não honrar seu pagamento, a instituição financeira o fará.

Já para a empresa importadora, é uma forma de gerar crédito sem precisar de um empréstimo ou financiamento propriamente dito — algo que, entre outros fatores, reduz o custo de aquisição. Há também maior proteção na medida em que permite ao importador verificar a qualidade do produto ou da mercadoria oferecido pela parte exportadora.

Bankers Acceptance como investimento

Como vimos ao longo do texto, o Bankers Acceptance permite que os investidores negociem o título no mercado secundário. Há até a possibilidade de resgate antecipado, algo que depende do ambiente econômico para gerar lucros. Sendo assim, ele também pode ser utilizado como um investimento de renda fixa.

Aqui, é importante mencionar que a participação de uma instituição financeiro no processo de compra e venda de mercadorias no cenário internacional transmite confiança ao mercado. É considerado, portanto, um ativo de baixo risco de um modo geral e de uma forma importante de gerar estímulo econômico.

Quais são os riscos do Bankers Acceptance?

Por outro lado, isso não significa que não existam riscos envolvidos. No entanto, eles costumam ser associado ao banco neste caso. Vale observar que, afinal, é a instituição financeira quem fará o pagamento dos valores em caso de inadimplência da parte importadora. Por esse motivo, algumas empresas sequer oferecem esse ativo no seu portfólio de produtos.

Além disso, os bancos apenas emitem um Bankers Acceptance para empresas com bom perfil de crédito e histórico de pagamentos. Por todo cenário em que ele é utilizado, trata-se de um papel em que verificamos boa liquidez.

Termo do dia

ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial

O que é ISE? O ISE – sigla correspondente a “Índice de Sustentabilidade Empresarial” – é um recurso utilizado para mensurar qual o nível de sustentabilidade que as…