Curto Prazo
O que é curto prazo?
Curto prazo é o nome dado ao período de tempo entre o passado e uma data limite no futuro, que marca o alcance de uma meta ou a concretização de um acordo específico.
Em geral, são considerados eventos de curto prazo aqueles a se realizarem nos próximos 3 a 12 meses, a contar da data do compromisso. No caso dos objetivos, por exemplo, é a data em que ele é traçado; nos investimentos, o momento da aplicação.
No entanto, como veremos a seguir, definir o que é ou não “de curto prazo” não é uma ciência. Está muito mais relacionado à visão do espectador do que a um ponto específico no calendário.
Em O Hobbit, livro maravilhoso de J. R. R. Tolkien adaptado ao cinema por Peter Jackson, existe uma passagem que exemplifica muito bem essa distorção.
No segundo filme da série, chamado “O Hobbit: A Desolação de Smaug”, a Companhia de Thorin (anões que protagonizam a história) é rendido por um grupo de elfos, cujo rei se chamava Thranduil. É esse mesmo rei quem, após a tentativa frustrada de um acordo, desdenha desses prisioneiros, dizendo que tem todo o tempo do mundo para esperar até que morram em suas celas.
Afinal de contas, o que são alguns dias, meses ou até anos para um ser imortal, se não um curto prazo?
E é isso que você e Thranduil não têm em comum: a mesma perspectiva do tempo e, portanto, a mesma noção do que curto, médio ou longo prazo quer dizer.
Como o curto prazo funciona?
A grande questão é: se eu e você somos humanos, com tempo de vida semelhante, por que então nem assim existe um consenso sobre a “duração” do curto prazo?
O motivo é que não é somente a variação da espécie que modela o que é ou não curto prazo: o indivíduo e o evento também.
Pense bem: qual é o objetivo de curto prazo de um trabalho? Talvez, no seu caso, seja concluir aquele projeto. Qual é o objetivo de curto prazo de um namoro? Em alguns casos, um noivado. E qual é o objetivo de curto prazo de um universitário? Bom, há quem diga que seja sobreviver a esse semestre.
Verifique, com exceção da faculdade, os outros eventos não têm necessariamente prazos fixados.
Você pode entregar esse projeto daqui a 1 mês ou daqui a 10, não importa. A partir do momento em que chegar ao seu chefe e for aprovado por ele, o seu objetivo de curto prazo estará cumprido.
O mesmo vale para o relacionamento. Você pode pedir um(a) parceiro(a) em casamento amanhã ou na virada do ano: se ele(a) aceitar (e esperamos que aceite), vocês estarão noivos e o curto prazo será igualmente válido.
Portanto, embora tratemos a seguir do curto prazo considerando o período de tempo convencionado, lembre-se sempre que você tem a grande responsabilidade ao identificar o que compõe essa categoria na sua vida.
O que são investimentos de curto prazo?
No mercado financeiro, se convencionou chamar de investimentos de curto prazo as aplicações cujo período de maturação é de até 1 ano. Ou seja, que o tempo entre a aplicação e o resgate não ultrapassa 12 meses.
No entanto, existem alguns especialistas que preferem diferenciar curtíssimo e curto prazo, criando então uma nova janela de tempo.
Para eles, investimentos com período de maturação de até 6 meses, são investimentos de curtíssimo prazo. Já aqueles que vão de 6 meses a 2 anos, são investimento de curto prazo.
De qualquer forma, operações como day trade e swing trade, além do próprio Tesouro Selic, são os exemplos mais comuns da aplicação do conceito de curto prazo no mercado financeiro.