Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Atuária

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/05/2020 às 19:31 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Atuária?

Atuária ou ciências atuariais é a área profissional que, basicamente, analisa e mensura riscos. A atuária compreende ramos como o de contabilidade e estatística, com ênfase no cálculo de seguros.

Hoje em dia, outras áreas sob abrangência da atuária estão a previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. O profissional que trabalha em atuária precisa ter conhecimento multidisciplinar, já que precisa investigar diversos fatores que influenciam os riscos e a expectativa de ganhos.

Como a atuária começou?

O conceito de ter uma garantia ante determinado risco é bem antiga. De acordo com o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), durante o Império Romano já havia registros de documentos que analisavam o índice de nascimentos e mortes.

No século 17, instituições mercantis na Inglaterra e na Holanda pagavam pensões vitalícias às famílias de segurados que pagavam uma quantia única pelo benefício. No entanto, não havia estudo científico sobre a expectativa de vida ou o valor a ser pago para garantir por esse seguro, o que resultou em prejuízos às empresas.

A partir dos estudos de probabilidade e longevidade humana, surgiram os primeiros traços da chamada matemática atuarial. Entre os séculos 18 e 20, diversas tábuas de mortalidade foram elaboradas. Somente em 1895 foi realizado o 1º Congresso Internacional de Atuária em Bruxelas, capital da Bélgica, e que acontece até hoje a cada 3 ou 4 anos, porém em países diferentes.

Para que serve a atuária hoje?

A partir das interpretações dos dados com o índice de natalidade e mortalidade, o segmento de pensões e seguros ampliou a análise de risco para outras variáveis. A atuária é dividida em dois ramos:

  • Vida: está relacionado a áreas de longo prazo, que envolve seguros de vida e saúde, aposentadoria e pensões;
  • Não-vida: trata de ações de curto prazo, como seguro de veículos e de responsabilidade civil.

Carreira em atuária

Quem pretende trabalhar profissionalmente na área, há cursos de graduação em atuária ou ciências atuariais. No dia a dia, o atuário poderá trabalhar na elaboração de projetos, pesquisas de planos de fundos de investimento, bem como a administração de riscos, cálculo de probabilidades e fiscalização da previdência pública, privada e de seguros.

De acordo com o IBA, a atuação do profissional em atuária acontece em três setores da economia:

  • Seguros: fiscalização do trabalho técnico, no cálculo de probabilidades, prêmios e indenizações;
  • Previdência: seja na previdência pública ou privada, ele atua no cálculo dos fundos a serem criados para as coberturas, cria relatórios de avaliação de alcance da previdência e mensura os riscos;
  • Capitalização e investimentos: se dedica à pesquisa de fundos de investimento, elaboração de planos e políticas, avaliação de riscos, aconselhamento e consultoria.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados