Última modificação em 7 de janeiro de 2021

O que é um Agente Financeiro?

O termo agente financeiro pode não ser muito familiar ou até mesmo causar confusão quando visto assim, mas se você planeja financiar um imóvel ou fazer um empréstimo, por exemplo, sem dúvidas irá lidar diretamente com um deles.

Agentes financeiros são os bancos, consorciadores, companhias de crédito imobiliário, caixas econômicas, companhias hipotecárias, entre outras instituições que concedem empréstimos e financiamentos. Os agentes financeiros podem ser subdivididos em agente financiador e agente de crédito.

O agente financiador, como o nome diz, participa dos processos de financiamento. Enquanto que o agente de crédito oferece recursos financeiros.

Como um Agente Financeiro atua?

Ao decidir utilizar o FGTS para dar entrada em um imóvel, o cidadão deverá acionar um agente financeiro, isto é, uma instituição autorizada pelo Banco Central e que participe do Sistema Financeiro de Habitação, para atuar como intermediadora da compra do imóvel.

Para isso, essa pessoa enviará os documentos necessários para essa transação ao agente financeiro. Após isso, cabe a esse agente financeiro encaminhar o pedido de saque do FGTS  para a Caixa Econômica Federal, que por sua vez irá avaliar o pedido, as condições e os requisitos básicos necessários para a concretização da transação.

Caso não haja nenhum problema, o dinheiro será depositado na conta da construtora. Ou seja, o cidadão não terá contato direto com o dinheiro do FGTS, pois ele irá direto para a conta da construtora logo após o aval da Caixa.

Tudo isso acontece a partir da atuação do agente financeiro, personagem essencial dessa transação. Além dessa operação comentada acima, o agente  também poderá ser acionado caso a pessoa queira utilizar o dinheiro do FGTS para diminuir o valor das parcelas ou o número delas no financiamento.

Outra função importante é a concessão de empréstimos - podendo ser tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física. Ao fazer o pedido do empréstimo, um valor ficará acordado entre o solicitante e o agente financeiro.

A quantia em dinheiro será entregue ao solicitante, que deverá devolver esse valor após um certo tempo com o adicional dos juros.

Qual é o melhor Agente Financeiro?

A principal questão quando se planeja fazer um financiamento ou empréstimo é escolher um bom agente financeiro. As opções são diversas, desde bancos mais tradicionais do Brasil até companhias mais novas.

Um dos principais fatores a ser levado em conta na hora da escolha é: taxa de juros!

Agentes financeiros diferentes cobram taxas de juros diferentes. E mais, existem operações com cobranças de juros diferentes. Por essa razão é importante estudar as taxas de cada agente e fazer simulações, para descobrir qual o valor final deverá ser pago pelo solicitante.

O tipo de empréstimo também é fator importante na escolha do seu agente financeiro.

Empréstimo pessoal, consignado ou com garantia são exemplos de diferentes tipos de empréstimos com taxas diferentes, que liberam quantias distintas e com processo de avaliação diferentes.

Como avaliar um Agente Financeiro?

Uma boa estratégia é procurar pelo nome do agente financeiro na plataforma Reclame Aqui. Avalie as reclamações feitas pelos clientes, bem como a maneira que a instituição lida com essas reclamações.

O problema é solucionado na maioria das vezes, ou não? Os clientes costumam ficar sem respostas ou são prontamente atendidos? Dessa maneira você consegue avaliar como essa instituição poderá tratar você também!

Falando nisso, você conhece seu agente financeiro? Essa é uma pergunta importante a ser feita, pois uma relação de confiança pode fazer a diferença. Uma boa relação deve ser baseada em respeito, confiança e competência.

Ao fazermos a escolha baseada somente nas menores taxas de juros um erro pode estar sendo cometido, e no final o barato pode sair caro.

Termo do dia

Superávit Comercial

O que é superávit comercial? Balança comercial favorável ou superávit comercial são termos usados para indicar que o valor dos bens e serviços exportados por uma nação…