Última modificação em 11 de janeiro de 2021

O que é ACC?

A sigla ACC abrevia o termo "Adiantamento sobre Contrato de Câmbio". Trata-se de um sistema de financiamento exclusivo para exportadoras.

O mercado internacional possui papel fundamental na economia global. Especificamente para nós, brasileiros, é de grande valia que o governo detenha moedas estrangeiras a fim de tornar a economia local mais valorizada.

Por essa razão que nossos líderes se preocupam tanto com operações de exportação. Produzir aqui e vender no exterior é sinônimo de uma economia valiosa e saudável, e assim, alguns mecanismos foram desenvolvidos para auxiliar e incentivar esse processo.

O ACC, por exemplo, é muito utilizado pelas empresas exportadoras. Através desse financiamento é possível receber pelos produtos antes mesmo que estes tenham sido produzidos!

Como o ACC funciona?

Conforme o próprio termo sugere, o ACC é solicitado quando a empresa exportadora precisa de recursos para fabricar e despachar seus produtos. É, literalmente, um adiantamento; um empréstimo realizado com uma instituição bancária. 

Vamos exemplificar para ficar mais fácil de compreender: suponhamos que você seja o exportador e nós, a instituição financeira, certo?

Sua empresa fechou contrato com um indústria americana referente a venda de 10 automóveis. Para fabricá-los você precisará desembolsar capital, afinal, são muitos custos envolvidos: peças, mão de obra, despesas adicionais e assim por diante.

Para despachar os produtos também há um certo custo. Entretanto, a sua empresa não possui dinheiro em caixa suficiente para arcar com tudo isso - ou até possui, mas fará muita falta até que o pagamento pelos automóveis seja realizado, prejudicando o fluxo em geral.

Por essa razão você e os demais sócios da companhia decidiram solicitar o ACC. Nós, enquanto instituição financeira, iremos avaliar o CNPJ de vocês e caso o crédito seja aprovado, irão receber um empréstimo equivalente - ou menor - ao valor do contrato firmado com a indústria americana.

Vale esclarecer que o empréstimo será realizado na mesma moeda da exportação. Ou seja, você irá receber em dólar pelos automóveis, então nós faremos o adiantamento em dólar também.

Esse Adiantamento sobre Contrato de Câmbio servirá, basicamente, para financiar todos os custos que você terá com a produção e despache dos automóveis. E aí, quando a indústria americana receber e produto e te pagar, você amortizará sua dívida conosco.

Vale esclarecer, ainda, que há incisão de juros sobre esse processo de ACC - assim como em qualquer outra modalidade de financiamento. Eles poderão ser cobrados no ato do empréstimo, ao longo da vigência ou no final do contrato.

Falando em vigência, o Banco Central (BACEN) determina que o prazo máximo para pagamento do ACC deve ser de, no máximo, 360 dias.

Isso significa que todo o cronograma da sua empresa, desde a produção até a entrega para o cliente, deve acontecer dentro desse período, para que você possa receber e consequentemente quitar o financiamento.

Outro detalhe importante é que você só poderá quitar a dívida quando a indústria americana emitir uma nota de pagamento. Isso significa que, mesmo que haja um dinheirinho sobrando e você queira pagar o financiamento, não será possível.

A amortização só pode ser realizada mediante comprovação de pagamento pelo produto que a exportadora vendeu!

Qual é a diferença entre ACC e ACE?

Enquanto o ACC é referente a um empréstimo destinado ao financiamento da produção, o ACE é um mecanismo de adiantamento restrito a produtos que já foram despachados.

Ambos são muito semelhantes, a única diferença é essa: para solicitar o ACE a exportadora já deverá ter enviado seu produto ao destino final. Nesse caso, o adiantamento é concedido pela instituição financeira a fim de antecipar o lucro futuramente obtido pelos produtos.

Para ficar mais fácil: ACC é utilizado para financiar a produção, enquanto o ACE é utilizado depois que os produtos já estão prontos e seguindo para fora do Brasil.

Termo do dia

Aposentadoria Integral

O que é Aposentadoria Integral? Aposentadoria Integral é o benefício recebido sem descontos. Um erro comum é acreditar que a aposentadoria integral corresponde a 100% do…