A-share

Última modificação em 16 de Agosto de 2021 às 07:03

O que é uma A-share?

A-share é um tipo de participação em fundos mútuos de investimento cuja taxa é cobrada já no momento inicial de uma aplicação. As taxas de entrada são pagas aos intermediários financeiros como compensação por encontrarem e venderem o investimento que melhor corresponda às necessidades, objetivos e tolerância ao risco de seus clientes.

As A-shares são destinadas a investidores individuais de varejo e normalmente não é cobrada taxa adicional paga pelos investidores na venda das cotas dos fundos. Em outras palavras, a taxa de carregamento não incide sobre o pedido de resgate quando realizado de forma antecipada (antes do prazo de resgate), o que pode comprometer a rentabilidade total do investimento.

Mas, atenção: não se pode confundir as taxas de entrada, que são cobranças únicas, com as despesas operacionais contínuas do investimento. A maioria dos fundos cobram taxa de administração anual + a taxa de performance. A taxa de entrada de uma A-share é um adicional.

A taxa de entrada numa A-share pode ser comparada à taxa de corretagem na bolsa, que é calculada normalmente, quando cobrada, sobre o valor da operação.

Como funcionam as A-shares?

Os investimentos da classe de ações de fundos mútuos são coletivamente agrupados e geridos pelo gestor da carteira do fundo. Cada classe de ações investe na mesma estratégia de fundo com o mesmo gestor de carteira.

O que diferencia as classes de ações são principalmente suas estruturas de taxas. As classes de ações permitem que as empresas de fundos visem diferentes tipos de investidores, desde pessoas físicas a consultores e institucionais.

A A-share é a classe de ação mais comum no mercado de fundos mútuos. Esses fundos podem parecer caros no início, mas tornam-se relativamente menos caros quando mantidos por um longo prazo, uma vez que na venda eles têm uma cobrança inicial, mas não uma cobrança derradeira, como acontece nas classes B e C.

Lembrando mais uma vez que as A-shares são um tipo de ações de fundos mútuos destinadas a investidores individuais de varejo, mas outras classes de ações de varejo em fundo mútuo também podem incluir a Classe B ou C.

Quais são as vantagens de uma A-share?

No campo das finanças, uma A-share refere-se também a uma classe de ações ordinárias ou preferenciais cujos vantajosos benefícios são: maiores direitos de voto ou prioridade de dividendos maior do que nas ações das categorias B ou C.

Por exemplo: uma empresa pode atribuir ações de categoria A (a-shares) à sua administração, dando a ela sete votos para cada ação, enquanto as ações de categoria B recebem apenas um voto por ação.

As empresas categorizam as ações por vários motivos. Em alguns casos, isso significa dar aos primeiros associados da empresa maior controle sobre ela e fornecer a cada um deles melhor defesa contra tentativas adversas de tomada de controle. Afinal, ninguém está livre de sofrer um golpe.

Taxas e despesas

Um fator significativo para a estruturação das classes de ações é a tabela de encargos de vendas desenvolvida para a distribuição do fundo mútuo entre os intermediários. As empresas de fundos mútuos determinam uma estrutura de comissão de vendas para cada classe de ações que é apresentada no prospecto do fundo.

Assim, cada classe de ações também tem sua própria estrutura de despesas operacionais. Lembrando que as A-shares normalmente têm encargos de vendas iniciais que podem variar até aproximadamente 5,75% de um investimento, quando negociado por meio de uma corretora de serviço completa.

As empresas de fundos mútuos detalharão seus encargos de vendas e taxas de despesas por classe de ações no prospecto do fundo. Outro fator é que muitas empresas de fundos mútuos também fornecem retornos de classe de ações em seus materiais de marketing.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo