Logo Mais Retorno
criptomoedas
Mercado Financeiro

Staking em Axie Infinity (AXS): vale ou não a pena investir?

Staking é um processo de guardar criptomoedas para gerar renda passiva ao investidor. Veja se faz sentido adotar essa prática com Axie Infinity (AXS).

Data de publicação:03/12/2021 às 16:17 -
Atualizado 7 meses atrás
Compartilhe:

Renda passiva, jogos eletrônicos e criptomoedas. Você consegue imaginar alguma situação em que esses três termos se combinam dentro do mercado financeiro?

A relação entre eles vai muito além de envolver dinheiro ou então ser três temas que apresentam um crescimento de interesse por parte da comunidade brasileira. Estamos falando sobre a estratégia de Staking em Axie Infinity (AXS).

Mas, afinal, o que é isso? Como funciona na prática? Como você pode participar desse mercado? Sabemos que são muitas perguntas, mas vamos tentar esclarecer tudo isso ao longo deste artigo.

O que é Staking em Axie Inifinity (AXS)?

Após essa breve introdução, é hora de ligar os pontos e estabelecer a conexão entre os termos que mencionamos logo na primeira frase do texto.

Para começar, é importante que você entenda que, no mercado de criptomoedas, staking é o termo utilizado para designar a guarda das suas moedas digitais. Em outras palavras, você deve manter os ativos na sua carteira, sem negociá-los buscando especulação. Em troca, o processo oferecerá o pagamento de juros.

É aqui que entra a ideia da renda passiva. A prática do staking, em resumo, representa a manutenção de moedas digitais visando uma recompensa financeira.

O conceito é bem similar com o que acontece na renda fixa, quando você deixa o seu dinheiro alocado em um título visando a remuneração de juros em determinado prazo. Entretanto, evite esse tipo de comparação entre os mercados, pois as dinâmicas são muito distintas. A começar pelo fato de que o ambiente das criptomoedas é extremamente volátil.

Já falamos então de renda passiva e de criptomoedas. Falta então incluir o Axie Infinity na conversa, que é um jogo elaborado como estímulo de recompensas aos seus jogadores e que, em setembro de 2021, lançou o seu programa de staking.

Por que foi lançado o Staking em Axie Infinity (AXS)?

O Staking em Axie Infinity, como vimos, nada mais é do que um programa de recompensa para os participantes do jogo que optam por manter as suas moedas digitais. No entanto, por que existe essa premiação para o bloqueio dos tokens?

De uma forma geral, essa é uma forma que a criadora do jogo e da moeda digital encontrou para gerar um incentivo a quem acredita no sucesso do game no longo prazo. De certa forma, é quase que uma recompensa para aqueles que compraram a ideia de desenvolvimento da franquia.

Vale observar neste sentido que, ao contrário do Bitcoin e de outras criptomoedas, o modelo do AXS não sugere a prática do staking por questões de liquidez. É realmente um incentivo ao longo prazo.

Como eu posso conquistar AXS?

Para quem se interessar pelo projeto de Staking em Axie Infinity (AXS), existem duas formas de conquistar as suas moedas digitais. São elas:

  • Participando do jogo, que é baseado em premiação em recompensas. Ao optar por esse caminho, o jogador pode conquistar AXS por meio de batalhas ou vitórias em torneios.
  • Comprando os ativos em corretoras especializadas em criptomoedas. Neste caso, a negociação depende da valorização ou desvalorização do mercado específica do AXS.

Quanto eu posso ganhar com Staking em Axie Infinity (AXS)?

O potencial lucro com a prática de AXS é bastante subjetivo e depende de uma série de fatores relacionados ao jogo e também ao mercado de criptomoedas — assim como ocorre em outros segmentos do mercado financeiro, como as próprias ações listadas na bolsa de valores.

Inicialmente, quando ainda era pouco divulgado, o programa de Staking em Axie Infinity já chegou a gerar rendimentos acima de 400% ao ano para os detentores dos ativos. Com o aumento do bloqueio dos tokens visando esses lucros, a rentabilidade foi reduzida, mas ainda segue atrativa quando comparada aos investimentos tradicionais.

Como participar do programa Staking em Axie Infinity (AXS)?

Gostou da ideia de criar uma renda passiva com Staking em Axie Infinity? Pois saiba que o processo é bem simples e você pode começar a qualquer momento.

O primeiro passo, claro, é possuir tokens AXS em seu portfólio. Afinal, como é que você pode guardar algo que não possui, não é mesmo? Pois bem, como já vimos, para obter essa moeda digital, você precisa ser recompensado pelo jogo ou então negociar o ativo em corretoras de criptomoedas.

Na sequência, é necessário ter uma carteira virtual onde você possa guardá-las. Navegadores populares, como o Google Chrome, oferecem extensões que facilitam essa etapa. No caso do AXS, o mais comum é utilizar a Ronin Wallet.

Naturalmente, você deve realizar o seu login na sua carteira virtual ou, caso ainda não tenha um cadastro, criar a sua conta para poder enviar os seus tokens AXS para ela. Dentro do painel de controle, basta então definir a quantidade que você deseja selecionar para o staking e confirmar a operação.

Pronto! Eles já estão bloqueados para negociação e vão render juros para a sua carteira. O processo inverso também é feito de forma virtual. Ou seja, você pode desbloquear os seus tokens AXS selecionando a quantidade e clicando no botão "unstake".

Vale a pena investir em tokens AXS?

Toda essa conversa sobre a rentabilidade oferecida pelo Staking em Axie Infinity certamente gera muito interesse e curiosidade. No entanto, será que vale a pena investir nessa classe de ativo?

A resposta, como quase em qualquer tipo de investimento, depende de uma série de fatores — e passa muito pelo seu perfil de investidor e também pelos seus objetivos financeiros.

Não podemos ignorar que os tokens AXS pertencem ao universo das criptomoedas. Portanto, fazem parte de um mercado que oferece alta volatilidade. Ou seja, ainda que a potencial rentabilidade seja atrativa, o ativo pode não fazer sentido para perfis mais conservadores e avessos ao risco.

Caso você tenha gostado do projeto e queira expor uma parte do seu portfólio a esse segmento, a nossa dica é usar uma pequena parcela do patrimônio. Assim, se os tokens AXS continuarem com a sua boa rentabilidade, será possível surfar essa tendência, mas sem se expor demais ao risco em um cenário em que essa tese não se verifique.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter