Logo Mais Retorno
Empresa

Sites de Americanas e Submarino seguem fora do ar desde o sábado

Episódio é prejudicial à empresa porque 60% de suas receitas vêm de vendas online

Data de publicação:21/02/2022 às 14:06 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Os sites das plataformas de e-commerce Americanas e Submarino estão fora do ar desde a madrugada de sábado, 19, após ter sido identificado um "acesso não autorizado", de acordo com nota oficial das empresas. As lojas virtuais fazem parte do grupo Americanas S.A.

Americanas

Às 11h45, desta segunda-feira, 21, o serviço continuava indisponível.

"A Americanas acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível", diz o texto.

Na manhã desta segunda-feira, usuários reclamaram por meio das redes sociais pelo fato de os serviços oferecidos pelas plataformas, como acompanhamento de entregas, não estarem disponíveis.

Ainda não há previsão para que os sites sejam restabelecidos. Embora possa haver suspeitas, ainda não há confirmação oficial sobre ataque hacker.

Também segundo a nota, as atividades nas lojas físicas "não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando".

Considerações de analistas sobre Americanas

Para analistas da XP, o episódio prejudica os negócios da empresa: "Vemos a notícia como marginalmente negativa, uma vez que o canal online representa, 60% das receitas da empresa", dizem eles.

No entanto, importante monitorar para ver quanto tempo levará para normalizar as operações e assim entender melhor o potencial impacto nos resultados da companhia. Mantemos nossa recomendação Neutra e preço-alvo de R$ 40 por ação. /Com Agência Estado e XP Investimentos

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!