Seguros

Seguro de vida resgatável: saiba quais seus benefícios e como contratar

Você já ouviu falar do seguro de vida resgatável? Nesse artigo falaremos um pouco sobre ele e como você pode contratá-lo. Recomendo de início, a leitura…

Data de publicação:17/07/2021 às 09:00 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Você já ouviu falar do seguro de vida resgatável? Nesse artigo falaremos um pouco sobre ele e como você pode contratá-lo.

Recomendo de início, a leitura do texto os 5 tipos de seguros de vida que você precisa conhecer para identificar qual o melhor seguro para você. 

O que é seguro de vida vitalício e resgatável?

O Seguro de vida vitalício e resgatável oferece a possibilidade de manter a apólice por toda sua vida, pagando durante um prazo estipulado, permitindo resgatar parte ou tudo que já foi pago.

Esse seguro é uma ferramenta importante de sucessão patrimonial feito pensando principalmente no processo de inventário, por propiciar a liquidez necessária nesse período.

Com a falta de um familiar, para se ter acesso aos bens os custos variam de 10% a 15% do patrimônio, incluindo custos advocatícios, de cartório e o Imposto de transmissão causa mortis e doação (ITCMD), que pode variar entre os estados brasileiros. 

Fazendo esse seguro, na sua ausência, seus herdeiros terão o dinheiro necessário para cobrir os custos de inventário, sem ter que para isso liquidar parte do seu patrimônio ou tomar crédito. Ou seja, o seguro proporciona um desconto nesses custos. 

Um ponto relevante desse seguro é que ele pode ser 100% resgatável, isto significa que, em caso de uma emergência ou se estiver precisando, você pode resgatar o valor pago no seguro, sendo devidamente corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acrescido de uma taxa paga pela seguradora. Ou seja, o seguro de vida vitalício e resgatável funciona como uma aplicação financeira mais cobertura de seguro de morte. 

Mas lembre-se: o seguro deve ser feito pensando na cobertura vitalícia de morte, e não em sua rentabilidade. Se o seu objetivo é rentabilizar seu dinheiro, temos ativos no mercado mais vantajosos para esta finalidade. 

Quais os benefícios do Seguro de Vida Resgatável?

- Proteção familiar;

- Blindagem e sucessão patrimonial;

- 100% resgatável;

- Versatilidade no resgate;

- Cobertura vitalícia de morte;

- Pagamento somente durante um prazo determinado;

- Não incidência de Imposto de Renda;

- Não incidência de ITCMD;

- Liquidez imediata;

- Possibilidade de coberturas adicionais, como: doenças graves, diária de internação hospitalar, invalidez, entre outros;

- Não faz parte da herança, ou seja, não entra em inventário;

- O resgate é um procedimento rápido e descomplicado;

- O seguro de vida é opcional na declaração de imposto de renda;

- E a cobertura de morte serve para cobrir os custos com o inventário, mantendo o patrimônio intacto.

Como adquirir um Seguro de Vida Vitalício e Resgatável?

Agora que você já conhece todos os benefícios do Seguro de vida vitalício e resgatável. E está decidido a ter um planejamento financeiro eficiente, que proteja você e sua família. Entenda como funciona o processo de contratação deste seguro.

Primeiro, é importante você saber qual seu patrimônio total, incluindo: aplicações financeiras, bens imóveis, carros, se você tem participação em pessoa jurídica, se sim a porcentagem e o valuation da mesma, entre outros bens. Sabendo seu patrimônio procure saber qual a alíquota do ITCMD no seu estado, por exemplo: no Paraná e em São Paulo é de 4%, no Rio de Janeiro pode variar de 4% a 8%. 

Adicione mais uma porcentagem de custos com cartório e advogado, o que vai te resultar em um custo de 10% a 15% do seu patrimônio, e esse custo deve ser o valor da cobertura de seu seguro de vida vitalício.

Veja também, o quanto você está disposto a pagar por um seguro de vida. Se quer uma apólice mais completa, com cobertura de doenças graves e invalidez, por exemplo, ou se te interessa apenas a cobertura de morte. 

É importante saber se está tudo bem com você, pois a seguradora tem o direito também de não aprovar a pessoa. Então se alguém tem uma doença grave em tratamento, por exemplo, o seguro poderá não ser aceito em um primeiro momento. 

Mas é sempre bom conversar com o corretor e explicar sua situação, ele saberá qual o melhor seguro e seguradora para esses casos.

Entendendo um pouco desse processo inicial da contratação de um seguro, fale com um dos corretores da SVN aqui e marque uma reunião. Nessa primeira conversa ele vai te conhecer melhor, saber seus objetivos e suas finanças. A fim de, montar uma estratégia de seguro que se encaixe exatamente no que você e sua família precisam!

Sobre o autor
Guilherme Antonio da Costa
Formado em Ciências Econômicas pela UFPR. Trabalhou em empresas do segmento financeiro (Itaú Unibanco) de 2010 até 2015, quando iniciou sua jornada com produtos de proteção financeira, trabalhando durante três anos na Prudential do Brasil. E em 2018, assumiu o cargo de Head da área de Seguros e Sucessão Patrimonial no escritório SVN Investimentos.
Mais sobre
LLC – Limited Liability Company

LLC – Limited Liability Company

O que é LLC (Limited Liability Company)? A Limited Liability Company (LLC) é a sociedade limitada nos EUA. Mas, ao contrário do que ocorre no Brasil,...

  CONTINUAR LENDO