Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
mudanças climáticas
Fundos de Investimentos

Rio Bravo e Guide lançam fundo com preocupações ESG da Templeton

Investidores estão percebendo que optar por empresas que seguem os princípios ESG é um bom negócio

Data de publicação:27/01/2022 às 12:55 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A pauta ESG, sigla que traduz cuidados com os aspectos ambientais, sociais e de governança, vai ganhando cada vez mais corpo no universo das finanças sustentáveis. Dessa vez, a Rio Bravo Investimentos e a Guide Investimentos lançam no País o Fundo Global de Mudanças Climáticas da Franklin Templeton – Templeton Global Climate Change. Um fundo com preocupações ESG, mais especificamente com as alterações do clima.

Trata-se de um fundo global de ações, com mais de 30 anos de existência, que investe em empresas preocupadas com soluções para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. O fundo tem patrimônio líquido da ordem de 1 bilhão de euros e faz parte das estratégias com essa temática da Franklin Templeton, que tem mais de 1,5 trilhão de dólares sob sua gestão em diversas estratégias.

fundo esg

O Templeton Global Climate Change concentra suas atenções em três tipos de empresas:  aquelas que desenvolvem produtos que ajudam a reduzir as emissões, as que reduziram significativamente a exposição ao risco da mudança climática e as que estão fazendo a transição de seus negócios para se tornarem mais sustentáveis.

Todas elas têm de estar adequadas às métricas ESG em relação a meio ambiente, à responsabilidade social e governança, com critério de exclusão para determinadas indústrias.

Aqui, a  Rio Bravo Investimentos será a gestora dos veículos que acessarão o fundo no exterior, fazendo também a distribuição para investidores institucionais, enquanto a Guide Investimentos será a distribuidora para pessoas físicas.

De acordo com o gestor da estratégia, Craig Cameron, da equipe de ações globais da Franklin Templeton, nos últimos anos houve um progresso acelerado na luta contra a mudança climática, com países em todo o mundo se comprometendo com uma descarbonização mais agressiva.

"Se quisermos limitar o aumento de temperatura média a 1,5º C acima do nível pré-industrial, muito terá de mudar e rapidamente. Com a mudança, vem a oportunidade. O impacto da mudança climática já está criando vencedores e perdedores em todas os setores e, como investidores, utilizamos nosso tempo nos concentrando na estruturação do fundo para nos beneficiarmos das oportunidades”. 

O fundo focado em ESG é administrado por uma equipe experiente e especializada, que conta com mais de 40 analistas globais atentos aos processos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A sustentabilidade como política

Pela evolução do mercado, o que os investidores estão percebendo com o passar do tempo e com o aumento da quantidade de dados para análise é que investir em empresas que seguem os princípios ESG é um bom negócio.

“É inteligente do ponto de vista financeiro. Nos Estados Unidos e na Europa empresas que seguem os princípios de sustentabilidade registram melhora nos resultados operacionais e na performance financeira”.

Daniel Sandolval - diretor Comercial e de Soluções de Investimentos da Rio Bravo

O coordenador de fundos da Guide, Nelson Muscari, destaca que com as questões climáticas cada vez mais na pauta das discussões globais, a demanda por produtos com o selo ESG tem aumentado.

“A procura por aplicações que não tenham foco somente no retorno, mas também na contribuição para a sociedade como um todo, cresceu bastante recentemente”, diz. “Além disso, esse é um movimento que tem se acentuado cada vez mais em países desenvolvidos, e consequentemente isso vai chegar no Brasil”, completa.

Nelson Muscari - coordenador de Fundos da Guide

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados