Logo Mais Retorno
Personalidades

Quem é Thomas Peterffy? Conheça a história deste investidor bilionário

Investidor bilionário húngaro, Thomas Peterffy fez história e revolucionou o mercado de investimentos norte-americano da década de 80. Conheça sua história!

Data de publicação:18/04/2022 às 11:42 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O empresário Thomas Peterffy ocupa hoje o 80° lugar no ranking de bilionários pelo mundo, segundo a Forbes. Além de já ter ocupado a lista entre os 400 americanos mais ricos em 2021.

Em um mundo de sofisticação, Thomas é pioneiro na negociação digital e oferece um acompanhamento especializado neste tema para seus investidores, em sua plataforma na empresa que preside, a Interactive Brokers.

Quem é Thomas Peterffy?

Aos 77 anos, o empresário reside na Flórida e tem uma família composta por três filhos.
Com um patrimônio acumulado em US$ 21,3 bilhões, Thomas compartilha muita experiência no mercado financeiro.

O bilionário fundou a Interactive Brokers na década de 90, e atuou como CEO até dezembro de 2019.
Descendente de aristocratas húngaros, Petterfy, nascido em Budapeste - Hungria, chegou aos Estados Unidos em 1965, com 21 anos e nenhuma herança de sua família, afinal perderam quase tudo para os soviéticos.

Atualmente o empresário é um grande proprietário de terras com mais de 500 mil acres, localizados em sua grande parte na Flórida.

Curioso saber que Peterffy trabalhou como desenhista de arquitetura depois de sua mudança para os Estados Unidos, e mais tarde tornou-se programador de computador. E por incrível que pareça, Thomas não sabia falar em inglês.

O empresário comprou um assento na American Stock Exchange, em 1977 e realizou um papel no desenvolvimento da primeira plataforma eletrônica de negociação de valores mobiliários.

"Acho que a maneira como um CEO administra sua empresa é um reflexo de sua experiência. Negócios são uma coleção de processos, e meu trabalho é automatizar esses processos para que possam ser feitos com a maior quantidade de eficiência".

Durante sua carreira, o bilionário sempre enxergou oportunidades para a substituição de trabalhos/processos manuais por automatizados e mais eficientes.

Peterffy entendeu que estava inovando no mercado financeiro quando, durante um dia de negociação na bolsa, escreveu um código de cabeça e aplicou suas ideias em um modelo de negociação computadorizado logo após o expediente.

Mas de fato causou surpresa entre os profissionais do mercado, quando incluiu computadores portáteis no pregão, no início dos anos 80.

Interactive Brokers

A empresa tem como missão: criar tecnologia para fornecer liquidez em melhores condições. Competir em preço, velocidade, tamanho, diversidade de produtos globais e ferramentas avançadas de negociação.

A Interactive Brokers é uma corretora multinacional americana que opera a maior plataforma de negociação eletrônica dos EUA em número de negociações de receita média diária.

Peterffy criou uma empresa que é classificada como corretora de ações, opções, futuros, EFPs, opções de futuros, forex, títulos e fundos.

Um dos diferenciais da instituição é que por se tratar de uma empresa multinacional, ela permite que investidores do mundo todo possam utilizar seu serviço.

A facilidade de ser totalmente virtual é que todo o processo de abertura de conta é online e têm acesso a produtos de vários mercados por diversos países.

Nos últimos 44 anos, o Interactive Brokers Group cresceu internamente e se tornou uma das principais empresas de valores mobiliários, com mais de US$ 10 bilhões em capital próprio.

Em março de 2017, Thomas anunciou que parte de sua operação de criação de mercado seria eliminada, porque naquele momento o avanço de seus concorrentes estava mais rápido do que poderia prever.

Mas mesmo com as adaptações a empresa é considerada uma das maiores do mundo. Com um modelo de negócio em várias moedas e dados atualizados 24 horas por dia, seis dias por semana.

Estão presentes em 150 mercados, 33 países e 23 moedas. A Interactive Brokers está sediada em Greenwich, Connecticut e tem mais de 2.500 funcionários em seus escritórios:

  • EUA;
  • Suíça;
  • Canadá;
  • Hong Kong;
  • Reino Unido;
  • Austrália;
  • Hungria;
  • Rússia;
  • Japão;
  • Índia;
  • China;
  • Cingapura;
  • Irlanda;
  • E Estônia.

O IBKR é regulamentado pela SEC, FINRA, NYSE, FCA e outras agências reguladoras em todo o mundo.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!