Logo Mais Retorno
Boletim Focus ipca-15
Economia

Prévia da inflação: IPCA-15 sobe 0,55% em janeiro

Resultado ficou acima das expectativas do mercado, com consenso de 0,52% no período

Data de publicação:24/01/2023 às 13:06 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O IPCA-15, prévia da inflação,subiu 0,55% em janeiro, após ter avançado 0,52% em dezembro de 2022. As informações foram passadas pelo IBGE nesta terça-feira, 24.

O número ficou dentro do intervalo das estimativas captadas pelo Projeções Broadcast, de 0,43% a 0,67%, mas acima da mediana de 0,52%. Com o resultado agora anunciado, o IPCA-15 em 12 meses tem alta de 5,87%, ante taxa de 5,90% até dezembro.

IPCA-15
Os preços de Alimentação e bebidas aumentaram 0,55% em janeiro no IPCA-15 | Foto: Reprodução

Os preços de Alimentação e bebidas aumentaram 0,55% em janeiro, após alta de 0,69% em dezembro. O grupo deu uma contribuição positiva de 0,12 ponto porcentual para o IPCA-15, de acordo com o IBGE.

Entre os componentes do grupo, a alimentação no domicílio teve alta de 0,61% em janeiro, após ter avançado 0,78% no mês anterior. A alimentação fora do domicílio subiu 0,39%, ante alta de 0,45% em dezembro. 

A surpresa altista decorre de uma menor deflação em Combustíveis e, consequentemente, uma maior pressão em Transportes, além de uma forte aceleração em Comunicação, segundo a análise de Macro e Estratégia do BTG Pactual.

“Por outro lado, Vestuários, Artigos de Residência e Alimentos registraram um arrefecimento maior do que o esperado, compensando parte da surpresa nos segmentos citados acima”, diz a análise.

Em Transportes, houve uma desaceleração de dezembro, em 0,85%, para janeiro, em 0,17%. No grupo Comunicação, com alta de 2,36%, o maior impacto foi de tv por assinatura (+11,78%).

“Para 2023, o cenário de inflação segue desafiador a despeito da melhora na dinâmica inflacionária nas últimas leituras. A recomposição dos impostos federais sobre combustíveis é o principal vetor altista dado seu significativo impacto em nossa projeção para o ano”, aponta o BTG Macro e Estratégia. / Com Agência Estado. 

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados