Economia

Powell reitera que Fed está perto de alcançar critérios necessários para tapering

Condições permitirão que em breve seja iniciado processo de retirada de estímulos monetários à economia americana

Data de publicação:29/09/2021 às 15:30 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reiterou nesta quarta-feira, 29, que a instituição está perto de atingir o "progresso substancial" necessário para o começo do chamado tapering, o processo de redução gradual das compras de ativos.

Desde 2020, quando a pandemia de covid-19 passou a afetar a economia, o Fed compra mensalmente US$ 80 bilhões em Treasuries, títulos da dívida americana, e US$ 40 bilhões em bônus atrelados a hipotecas.

EUA
Anúncio poderá ser feito oficialmente em novembro para encerramento do programa de estímulos

O objetivo desse programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) é manter as condições financeiras estáveis, com redução dos juros de longo prazo, o que permite a continuidade do fluxo de crédito para empresas e famílias.

Após a reunião de política monetária mais recente do Fed, neste mês, Powell indicou que o começo do encerramento do programa pode ser anunciado oficialmente em novembro.

Nesta quarta, no evento, o dirigente ponderou que uma elevação da taxa básica de juros, atualmente na faixa entre 0% e 0,25% ao ano, ainda está longe de ocorrer. "O Fed está se voltando para o processo de normalização monetária de forma cuidadosa", declarou. /Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Black-Litterman

Black-Litterman

O que é o modelo Black-Litterman? Criado em meados dos anos 90 pelos economistas Fischer Black e Robert Litterman, o modelo Black-Litterman que leva o nome...

  CONTINUAR LENDO