Logo Mais Retorno
Economia

Powell diz que alta de casos e Ômicron trazem riscos à economia

Powell garantiu que o Fed irá usar suas ferramentas para apoiar a economia e um mercado de trabalho forte

Data de publicação:29/11/2021 às 20:03 -
Atualizado 9 meses atrás
Compartilhe:

Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell apontou que os mais novos capítulos da pandemia podem apresentar riscos à economia americana.

"O recente aumento nos casos da covid-19 e o surgimento da variante Ômicron representam riscos que podem pesar sobre o emprego e a atividade econômica e aumentam a incerteza para a inflação", afirmou em discurso preparado para seu testemunho diante do Comitê de Assuntos Bancários, Habitacionais e Urbanos no Senado americano, amanhã.

Foto: Flickr powell
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve | Foto: Flickr

A maior preocupação com o vírus poderia diminuir a vontade das pessoas de trabalhar pessoalmente, o que diminuiria o progresso no mercado de trabalho e intensificaria as interrupções nas cadeiras de suprimento, diz Powell.

Inflação

Powell garantiu que a instituição irá usar suas ferramentas para apoiar a economia e um mercado de trabalho forte, assim como prevenir que a inflação se enraíze nos Estados Unidos.

"É difícil prever a persistência e os efeitos das restrições de oferta, mas agora parece que os fatores que impulsionam a inflação para cima vão durar no próximo ano", disse no discurso.

Powell afirmou que a maioria das projeções, incluindo as do Fed, continuam a esperar que a inflação caia significativamente no ano que vem, à medida que o desequilíbrio entre oferta e demanda se ajuste. O presidente do Fed pontuou que os aumentos nos preços de energia e aluguel estão pressionando a inflação para cima.

Em relação ao emprego, Powell observou que as condições do mercado de trabalho têm melhorado, ainda que a variante delta tenha contribuído para um crescimento mais lento de empregos durante o verão regional. "Ainda há espaço para cobrirmos e alcançarmos o máximo emprego, tanto no emprego quanto na participação do mercado de trabalho, e esperamos que progresso continue", afirmou. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!