Logo Mais Retorno
carteiras
Outros

Que ações são indicadas para outubro, entre 1º e 2º turno das eleições? Sabesp está entre elas, confira as demais

Papéis de Assaí e Ambev também são preferidos para o mês

Data de publicação:04/10/2022 às 05:00 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

Em um momento de volatilidade no mercado, as casas de análise divulgaram suas carteiras para outubro buscando papéis que se mostram resilientes, mesmo com adversidades que podem impactar em seus preços. No cenário interno, a atenção do mercado segue voltada para o 2º turno das eleições, enquanto no cenário externo dados de inflação acima das expectativas aumentaram as chances de uma postura mais agressiva do Federal Reserve (Fed, banco central americano) na elevação dos juros e, consequentemente, maiores riscos de uma recessão.

Dentre as principais carteiras recomendadas das corretoras analisadas pela Mais Retorno (BTG Pactual, Guide, Toro Investimentos, Genial Investimentos, Santander), os papéis de Vale, Itaú Unibanco, Sabesp e Assaí apareceram entre os preferidos.

carteiras recomendadas
Papéis de Itaú Unibanco são destaque nas carteiras recomendadas de outubro | Foto: Reprodução

Commodities: Vale e Petrobras

A Genial Investimentos optou por aumentar a exposição em empresas ligadas a commodities e recomenda Vale (VALE3) para este mês. Isso porque, de acordo com a casa, a situação econômica na China apresentou sinais iniciais de uma possível recuperação, o que beneficia ações ligadas ao minério de ferro.

A Guide manteve Petrobras dentro das recomendadas, por enxergar eficiência e bons resultados na empresa. A equipe também ressaltou o aumento das exportações à Europa que a Petrobras capturou, num cenário da guerra no Leste europeu, que fez com que as exportações russas fossem redirecionadas para os mercados asiáticos.

Assaí e Ambev seguem com destaque

"Vemos ASAI3 com perspectivas positivas para o mês de outubro. Com a expectativa de que os dados de inflação referentes a setembro apontem, mais uma vez, deflação, poderemos observar maiores gastos com bens não-discricionários por parte das famílias. Além disso, é uma empresa que se distancia de forma bem interessante do degradado cenário macroeconômico internacional."

Toro Investimentos em relatório

Os papéis de Ambev entraram na carteira recomendada de outubro pela Guide. A casa explicou que a companhia de bebidas reportou bons resultados no segundo trimestre de 2022, mesmo com custos elevados. Além disso, a Ambev reportou crescimento dos volumes e da receita com controle de despesas, o que melhorou a rentabilidade da empresa.

Sabesp ganha ainda mais espaço nas carteiras

Em um cenário de segundo turno nas eleições para governador de São Paulo, o BTG permanece confiante com o desempenho das ações da Sabesp. A disputa será entre o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas (Republicanos), e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). O BTG acredita que o resultado será positivo para a companhia de saneamento, além de citar que a Sabesp negocia a preços atrativos.

Genial e Toro Investimentos incluíram Sabesp em suas carteiras. A Toro afirmou que a companhia pode trazer um tom de equilíbrio e controle de volatilidade, tendo em vista que o setor de saneamento básico tem como uma das principais características e alta previsibilidade em seu fluxo de caixa.

Outra ação ligada a serviços que aparece nas carteiras de outubro é Eletrobras. De acordo com o Santander, a Eletrobras se tornará a empresa com geração de fluxo de caixa mais atraente no setor de Energia Elétrica. Combinando a privatização, o cargo de presidente a Wilson Ferreira Jr. e possíveis dividendos futuros.

Setor financeiro

Genial, Guide, BTG Pactual e Santander recomendaram Itaú Unibanco na carteira de outubro.

"O ROE de 20% do Itaú ainda deve se manter sustentável para 2022 e 2023, dado o mix de produtos atual e taxas de juros mais altas. Após 2023, a administração também observou que uma normalização das taxas de juros pode ser positiva para os clientes e, portanto, para a lucratividade do Itaú no longo prazo."

Santander, em relatório

Confira as ações recomendadas nas carteiras de outubro

EmpresaTickerSetorQuem indicou?
AmbevABEV3ConsumoGuide, BTG Pactual
Aliansce SonaeALSO3SaúdeToro
AmericanasAMER3VarejoGenial
ArezzoARZZ3VarejoBTG Pactual
Assaí ASAI3ConsumoGuide, Santander, Toro
B3B3SA3FinanceiroGenial, BTG Pactual
BTG PactualBPAC11FinanceiroSantander
CyrelaCYRE3ImobiliárioBTG Pactual
EletrobrasELET6EnergiaBTG Pactual, Santander
FleuryFLRY3SaúdeToro
HyperaHYPE3SaúdeToro, Guide, Santander
Isa CteepTRPL4EnergiaGenial
Itaú UnibancoITUB4FinanceiroGenial, Guide, BTG Pactual, Santander
ItaúsaITSA4FinanceiroToro
IntelbrasINTB3TelecomunicaçõesGenial
LocalizaRENT3Aluguel de carrosBTG Pactual, Santander
Lojas RennerLREN3VarejoToro, BTG Pactual
MinervaBEEF3ProteínaToro
MultiplanMULT3ShoppingsSantander
Pague MenosPGMN3VarejoToro
PetrobrasPETR4PetróleoGuide, Santander
PetrorioPRIO3PetróleoGenial
RumoRAIL3LogísticaBTG Pactual
Sabesp SBSP3SaneamentoGenial, BTG Pactual, Toro
SuzanoSUZB3CeluloseSantander
TotvsTOTS3TecnologiaSantander
UniparUNIP6Indústria químicaGenial
ValeVALE3MineraçãoGenial, Guide, Santander
WegWEGE3CeluloseGenial, Guide
YduqsYDUQ3EducaçãoToro
Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

Inscreva-se em nossa newsletter

,