Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
gpt.jpg
Finanças Pessoais

O Chat GPT pode te ajudar a investir melhor?

Especialistas divergem sobre papel da ferramenta de inteligência artificial no momento de investir e realizar cálculos de matemática financeira

Data de publicação:07/06/2023 às 08:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Escrever textos e códigos, oferecer conselhos psicológicos e receitas com apenas o que você tem na geladeira. Tudo isso, e muito mais, já se sabe que o Chat GPT pode fazer e muito bem. 

Segundo estudo publicado em abril realizado na Universidade da Flórida, o GPT pode, inclusive, prever movimentos de ações de forma precisa e  E na hora de investir, será que ele pode ajudar?

fundos de investimentos
Na versão gratuita do chat GPT, os erros em problemas matemáticos não passam a integrar o repositório da ferramenta e, portanto, não há possibilidade de “aprender com os próprios erros”

Legalmente, não, conforme explica o reitor do Ibmec/RJ, prof. Samuel Barros. “O chat GPT não é um indicador de investimentos e, inclusive, se você fizer essa pergunta em português para ele, ele diz que não pode te indicar”. 

Como, pela legislação brasileira e regulamentação específica, apenas pessoas certificadas podem realizar recomendações e indicações de ativos, o chat GPT está configurado de modo a não oferecer esse tipo de informação. 

“Como um modelo de linguagem baseado em texto, não tenho acesso a dados em tempo real e minha capacidade de fornecer conselhos financeiros é limitada”, diz o chat GPT quando questionado sobre recomendação de ativos. 

Outro ponto levantado por Barros é que, por ter um repositório limitado e desatualizado, a ferramenta também erra alguns cálculos financeiros que dependem, especialmente, de informações como o calendário bancário. 

“Se ele fosse atualizado, ele faria a conta certa, como ele não é, ele erra”, pontua o reitor do Ibmec/RJ. 

Chat GPT na matemática financeira

Professor Sydnei Oliveira, professor de matemática financeira do Ibmec/SP e FGV, tem suas ressaltas sobre o uso do chat GPT para contas justamente porque o resultado não é estável, em sua visão. 

Oliveira comenta que o cálculo que realizou, sobre valor de parcela em um financiamento, foi feito em outra ocasião por outro professor da FGV e o resultado obtido foi correto, ao contrário de sua tentativa. 

A maior falha, em sua visão, da versão gratuita é justamente o fato de a ferramenta não aprender com os próprios erros, mesmo sendo corrigido. 

Na versão mais nova da ferramenta, o chat GPT 4, Barros comenta que há maior possibilidade de realização de contas porque, ao contrário da versão anterior, o dispositivo de inteligência artificial consegue receber novas informações. 

“Na versão 4, ele se dá o direito de aprender com os próprios erros então você consegue ensinar coisas novas para ele. Você consegue alguns modelos matemáticos que não fazem parte do repositório dele, consequentemente, a resposta é melhor”, explica o reitor. 

“Tem que saber perguntar para ferramenta o que você quer saber”, de acordo com Barros. O professor recomenda cautela antes de condenar o uso da ferramenta pois, em seu entendimento, há possibilidades de obter resultados melhores dependendo de como a pergunta for realizada. 

Cálculos realizados

Sobre os cálculos, Oliveira menciona que, nesse momento, deve-se ter a cautela para o uso para matemática. O professor desaconselha, na versão atual, o uso por pessoas que não tem meios de verificar os resultados. 

Para testagem da ferramenta, foram realizados alguns cálculos para observação do desempenho do chat GPT. 

Entre os cálculos sugeridos pelo professor, estão cálculos de juros simples e de parcelas de financiamentos.  Em todas as tentativas realizadas, os resultados obtidos não foram corretos.

“Os problemas que eu estou colocando aqui são de ensino médio, não são de ensino superior. É um conteúdo elementar e o chat GPT não sabe”, explica Oliveira. 

Em cálculo realizado pelo professor Barros, o resultado obtido foi correto. 

Considerando os conhecimentos de matemática financeira.
Cacule em juros compostos qual seria o valor futuro de um investimento de 1000 aplicado durante 12 meses com uma taxa de 0,5% ao mês de rendimento?

Para calcular o valor futuro de um investimento usando juros compostos, usamos a seguinte fórmula:

VF = VP x (1 + i)^n

onde:

VF = valor futuro
VP = valor presente
i = taxa de juros
n = número de períodos

Neste caso, temos:

VP = 1000
i = 0,5% ao mês
n = 12 meses


Antes de aplicar a fórmula, é importante lembrar que a taxa de juros deve estar na forma decimal, ou seja, 0,5% é igual a 0,005. Então, podemos substituir os valores na fórmula:

VF = 1000 x (1 + 0,005)^12

VF = 1000 x 1,005^12

VF = 1000 x 1,061678

VF = 1.061,68

Portanto, o valor futuro do investimento de 1000 reais aplicado durante 12 meses com uma taxa de 0,5% ao mês de rendimento é de 1.061,68 reais."

Uma das sugestões de Barros, por exemplo, é que seja perguntado em inglês. 

Entre as usabilidades da ferramenta, o prof. Barros comenta também a possibilidade de uso para elaboração e correção de códigos, no qual o chat GPT oferece bom desempenho. 

“Para quem já é especialista, ele enriquece e muito. Para quem não é, ele é perigoso”, ressalta Oliveira. 

Outras ferramentas 

Em relação às outras ferramentas que são desenvolvidas atualmente para competir o chat GPT e, em especial, poderiam se sair melhor em cálculos matemáticos, o prof. Barros menciona o Copilot, da Microsoft

“Ele é associado ao Office como um todo e vai ajudar muito a galera que não sabe usar o Excel. Dentro do Excel, ele já vai ajudar a modelar muitas coisas. É uma ferramenta de inteligência artificial, ainda muito pouco conhecida, porque a Microsoft ainda não lançou todas as funcionalidades dela”, explica. 

O professor explica que a ferramenta funcionará como um assistente que ajudará a construir o que o usuário precisar, considerando todas as funcionalidades do Excel. Assim, o Copilot promete guiar o usuário durante o percurso, fazendo com que a construção do cálculo seja feita mesmo por aqueles que não tem conhecimento de Excel. 

“Por tudo que está prometido, ela vai ser muito mais disrruptiva que o chat GPT”, ressalta Barros.

Entre outras opções matemáticas, Oliveira menciona o Wolfram Alpha e o GeoGebra, que seria especializado para elaboração de gráficos. O professor observa que o chat GPT tem, hoje, uma aplicação muito prática para realização de artigos acadêmicos, seja para auxiliar reescrita de trechos como também traduções. 

Como entusiasta da inteligência artificial, o reitor do Ibmec/RJ entende que o futuro será melhor de qualquer forma com o uso desse tipo de ferramenta. 

“Se você pega todo o trabalho burro e coloca uma máquina para fazer, sobra tempo para que? Te sobra tempo para ser humano”, conclui o professor Barros.  

Leia mais

Sobre o autor
Camille Bocanegra
Repórter da Mais Retorno

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados