Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta quarta-feira, 24 de agosto

Apesar da queda do IPCA-15 de agosto, os números vieram acima das expectativas do mercado

Data de publicação:24/08/2022 às 11:22 -
Atualizado 3 dias atrás
Compartilhe:

Em dia de divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de agosto, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com bastante volatilidade, mas mantendo o terreno positivo. O indicador recuou 0,73% entre a segunda metade de julho e a primeira metade deste mês, a maior baixa já registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da baixa, que foi puxada sobretudo pela forte variação negativa no grupo de Transportes, o IPCA-15 veio maior do que as expectativas do mercado, que esperava uma deflação de 0,83%. "A surpresa com relação a expectativa é decorrente, especialmente, de uma leitura ainda pressionada em Alimentos, Serviços e Bens Industriais Subjacentes", explicam analistas do BTG Pactual.

bolsa
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

Ainda assim, os números impactam positivamente as ações das empresas ligadas ao consumo doméstico no pregão desta quarta-feira, 24, levando o Ibovespa a uma variação positiva de 0,66%, aos 113.599 pontos, às 12h30.

Em contrapartida, a Vale, empresa com maior peso na composição do Ibovespa, registra queda nas primeiras horas da manhã, assim como outras empresas do setor de mineração e siderurgia, o que limita uma valorização mais expressiva do índice. No mesmo período, a mineradora caía 0,83%.

Dólar opera em alta

O dólar, por sua vez, registrava alta de 0,01%, cotado a R$ 5,10, às 12,30, depois de subir até R$ 5,12 no início da manhã. A moeda americana sobe acompanhando a cautela dos investidores nos mercados internacionais, à medida que crescem as expectativas sobre o Simpósio de Jackson Hole, que começa nesta quinta-feira, 25.

O evento do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) reúne autoridades e bancários de diversos países e pode trazer sinalizações sobre a trajetória da taxa de juros nos Estados Unidos. Em sua última reunião, o Fed elevou as taxas a um nível entre 2,25% e 2,50% ao ano e seus dirigentes já afirmaram em diversas ocasiões que o ciclo de aperto monetário deve continuar até que a inflação esteja controlada.

Os analistas do BTG Pactual destacam que, em declarações dadas ontem à noite, "o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, disse que a inflação está muito alta e que a necessidade de aperto monetário é muito clara".

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
Magazine LuizaMGLU3+10,60%
CVC BrasilCVCB3+10,03%
ViaVIIA3+9,79%
PositivoPOSI3+8,47%
AmericanasAMER3+6,86%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 12h30

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
EnergisaENGI11-3,96%
SuzanoSUZB3-2,36%
UsiminasUSIM5-1,65%
Energias BrasilENBR3-1,41%
JBSJBSS3-1,15%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 12h30

Mercados internacionais

O exterior opera sem direção única nesta quarta-feira, na expectativa pelo Simpósio de Jackson Hole. Bolsas dos Estados Unidos e da Europa oscilam entre altas e baixas, enquanto, na Ásia, a maior parte dos índices acionários fecharam com quedas expressivas.

Na China, além da cautela com os juros americanos, os mercados foram pressionados por ações de montadoras, num momento em que a segunda maior economia do mundo enfrenta sua pior onda de calor em seis décadas e racionamentos de energia.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: alta de 0,42%
  • S&P 500: alta de 0,53%
  • Nasdaq 100: alta de 0,71%

Dados atualizados às 12h30

Desempenho das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): alta de 0,27%
  • FTSE 100 (Inglaterra): baixa de 0,18%
  • DAX (Alemanha): alta de 0,26%
  • CAC 40 (França): alta de 0,42%

Dados atualizados às 12h30

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China): baixa de 1,86%
  • Shenzhen Composto (China): baixa de 3,01%
  • Hang Seng (Hong Kong): baixa de 1,20%
  • Nikkei (Japão): baixa de 0,49%
  • Kospi (Coréia do Sul): alta de 0,50%
  • Taiex (Taiwan): baixa de 0,18%

Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,