Mastercard anuncia programa de criptomoedas para instituições financeiras
Programa permite serviços de compra, retenção e venda de ativos
A Mastercard lançou nesta segunda-feira, 17, o "Crypto SourceTM", programa que permite que instituições financeiras parceiras usem recursos e serviços de negociação de criptomoedas para seus clientes. O programa, em versão piloto, permite serviços de compra, retenção e venda de ativos criptográficos, além de usar o sistema de blockchain para segurança, em parceria com a Paxos Trust Company, empresa especializada em ativos digitais.
A proposta, segundo Jorn Lambert, diretor digital da Mastercard, em nota para a imprensa, é explorar as criptomoedas e a tecnologia de ativos digitais subjacentes para apoiar a escolha do consumidor em pagamentos.
"Hoje é um passo empolgante em nossa jornada criptográfica que se baseia nos pontos fortes de nossos negócios globais, desde open banking e verificação de identidade até análises e monitoramento de fraudes e soluções de liquidação."
O que são criptomoedas?
Criptomoeda (comumente também chamada de moeda digital ou moeda virtual) é um código virtual, usado como meio de troca de valores na internet. Recebe esse nome em razão da criptografia, uma prática de codificação que garante a segurança do usuário e das operações. A primeira criptomoeda foi lançada ainda em 2009 e se tornou tão famosa a ponto de seu nome ter se tornado um sinônimo de criptomoeda entre os mais leigos: Bitcoin.
Além dos bitcoins, existem inúmeras outras criptomoedas no mercado atualmente, como é o caso da Ethereum, da Ripple e da Litecoin. Devido à alta valorização que esse mercado adquiriu nos últimos tempos, as criptomoedas começaram a atrair mais do que interessados em efetuar pagamentos no mundo físico a partir das moedas digitais. Na verdade, se tornou um alvo de grande atenção por parte de investidores./Com Agência Estado.