Logo Mais Retorno
Economia

João Pedro Barroso do Nascimento é nomeado presidente da CVM

O novo presidente ocupará o cargo até 14 de julho de 2027

Data de publicação:06/06/2022 às 10:53 -
Atualizado 25 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, nomearam o advogado e professor João Pedro Barroso do Nascimento para exercer o cargo de presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

João Pedro Barroso - CVM
João Pedro Barroso do Nascimento é o novo presidente da CVM - Foto: Agência Senado

Barroso ocupará o cargo até 14 de julho de 2027 e entra na vaga após o término do mandato de Marcelo Santos Barbosa.

Na sabatina no Senado, Barroso do Nascimento destacou, dentre outros pontos, como temas importantes para a CVM este ano a regulamentação do Fiagro, o mercado brasileiro de crédito de carbono, o novo marco de securitização e o marco das garantias.

A nomeação de Barroso do Nascimento para o comando da CVM está em edição extra da última sexta-feira, 3, do Diário Oficial da União (DOU).

Especialista em Direito

Barroso do Nascimento teve sua indicação ao cargo aprovada em abril pelo Senado Federal. Ele é bacharel em Direito pela PUC-Rio e tem mestrado e doutorado em Direito Comercial na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Também é integrante das comissões de Direito Societário e de Mercado de Capitais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e atuou como sócio da empresa de advocacia JPN Advogados. / com Agência Estado

Leia mais

Petrobras responde por mais de 70% dos dividendos pagos em junho (maisretorno.com)
Crédito privado: conheça dois fundos que pagam bem acima do CDI (maisretorno.com)
Simulador de rendimentos: saiba o que é e como utilizá-lo (maisretorno.com)
Furnas: assembleia de debenturistas é suspensa e pode afetar Eletrobras (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!