Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
retificadora IR
Finanças Pessoais

IR2021: se percebeu algum erro na declaração já entregue, faça uma retificadora

O contribuinte tem até cinco anos para apresentar uma declaração retificadora do Imposto de Renda, aquela que pode corrigir algum erro ou acrescentar alguma informação à…

Data de publicação:27/04/2021 às 05:00 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O contribuinte tem até cinco anos para apresentar uma declaração retificadora do Imposto de Renda, aquela que pode corrigir algum erro ou acrescentar alguma informação à declaração já entregue, já envida à Receita Federal.

Se a retificadora for feita até o último dia oficial para a entrega da declaração, em princípio o dia 31 de maio este ano, o contribuinte pode até alterar o modelo em que foi entregue a declaração original. Se entregou pelo modelo simplificado poderá enviar uma nova pelo completo, e vice-versa.

Quem tem direito à restituição e apresentar uma retificadora volta para a fila do crédito

Depois de passado esse prazo, no entanto, a entrega só pode ser feita no mesmo modelo da declaração inicialmente enviada.

Não há limite para entregar retificadoras, é possível enviar quantas o contribuinte considerar necessárias.

O contribuinte tem condições de saber até mesmo no dia seguinte da entrega se sua declaração ficou enroscada na malha fina. Se constatar que o erro foi seu, deve apresentar uma retificadora com os dados corretos. Se não concordar com os questionamentos da Receita Federal vai ter de aguardar para agendar um atendimento presencial, apresentar os documentos cabíveis e, dessa forma, regularizar a situação.

No caso de contribuintes com direito à restituição, ao apresentar uma retificadora, ele volta para a fila de pagamento, atrás dos contribuintes que fizeram a entrega entre a data de envio do modelo original e a data do envio da retificadora. Por isso, o ideal é preencher a declaração com muito cuidado, e evitar ter de fazer uma retificadora, que implica demora para receber de volta, da Receita, o que pagou a mais de imposto.

A retificadora poderá ser feita pelo Programa Gerador da Declaração (PGD) 2021 e também pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Para fazer uma declaração retificadora até 31 de maio, último dia para entrega, o contribuinte deve abrir a original enviada e, na ficha de Identificação, selecionar a opção “Retificadora”.

É obrigatório informar o número do recibo da declaração original – porque é a única maneira de a Receita saber que essa segunda apresentação não é uma fraude. A retificadora, após envio, terá um outro recibo, com número diferente da original. É esse dado que passa a valer para o contribuinte sempre que lhe for solicitado o número do recibo.

A retificadora é opção também quando o contribuinte quer ampliar o número de cotas do imposto inicialmente previsto na declaração. Nesse caso, ele tem a opção também de acessar o site da Receita e clicar em “Extrato da DIRPF”. O prazo para fazer a alteração é a data de vencimento da última cota definida originalmente.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados