Ibovespa opera em alta, com inflação e política em foco
O dólar recua, ajustando-se à queda da moeda americana no exterior ante divisas rivais e moedas emergentes e ligadas a commodities
O Ibovespa começou a semana no campo positivo, com inflação no radar dos investidores e falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por volta das 10h35, a Bolsa avança 0,68%, a 112.802 pontos.
No mesmo horário, o dólar opera em queda de 0,41%, a R$ 5,18 no mercado à vista, ajustando-se à queda da moeda americana no exterior ante divisas rivais e moedas emergentes e ligadas a commodities. Nos primeiros negócios desta segunda-feira, o mercado de câmbio teve volatilidade.
As taxas dos juros futuros abriram em alta, com ênfase na ponta mais longa, diante da perspectiva de avanço inflacionário, principalmente após o relatório Focus do Banco Central apresentar uma nova rodada de avanço para o IPCA neste ano e nos posteriores.
Nesse contexto, preocupam as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada no sentido de mudar, para cima, a meta de inflação. Os agentes aguardam a divulgação do IPCA-15 amanhã.
Nesta semana, a agenda econômica no Brasil está mais vazia. Lula se reúne, nesta segunda-feira (23), com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires, sede do governo argentino. Os dois confirmaram a intenção de criar uma moeda comum sul-americana para transações tanto comerciais quanto financeiras. / Com Agência Estado.
Leia mais: