Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Ibovespa opera em alta, com inflação e política em foco

O dólar recua, ajustando-se à queda da moeda americana no exterior ante divisas rivais e moedas emergentes e ligadas a commodities

Data de publicação:23/01/2023 às 13:43 -
Atualizado 4 dias atrás
Compartilhe:

O Ibovespa começou a semana no campo positivo, com inflação no radar dos investidores e falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por volta das 10h35, a Bolsa avança 0,68%, a 112.802 pontos. 

No mesmo horário, o dólar opera em queda de 0,41%, a R$ 5,18 no mercado à vista, ajustando-se à queda da moeda americana no exterior ante divisas rivais e moedas emergentes e ligadas a commodities. Nos primeiros negócios desta segunda-feira, o mercado de câmbio teve volatilidade.  

Bolsa
Juros futuros avançam com temor de inflação mais alta | Foto: Reprodução

As taxas dos juros futuros abriram em alta, com ênfase na ponta mais longa, diante da perspectiva de avanço inflacionário, principalmente após o relatório Focus do Banco Central apresentar uma nova rodada de avanço para o IPCA neste ano e nos posteriores. 

Nesse contexto, preocupam as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada no sentido de mudar, para cima, a meta de inflação. Os agentes aguardam a divulgação do IPCA-15 amanhã.

Nesta semana, a agenda econômica no Brasil está mais vazia. Lula se reúne, nesta segunda-feira (23), com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires, sede do governo argentino. Os dois confirmaram a intenção de criar uma moeda comum sul-americana para transações tanto comerciais quanto financeiras. / Com Agência Estado.

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter