Logo Mais Retorno
Economia

Ibc-Br sobe 0,33% em dezembro e acumula alta de 4,5% em 12 meses, segundo o BC

Em novembro, o índice havia variado 0,69% após três meses seguidos de queda

Data de publicação:11/02/2022 às 10:01 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (Ibc-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do País, subiu 0,33% em dezembro de 2021 ante o mês anterior. Em novembro, o índice havia variado 0,69% após três meses seguidos de queda.

IBC-Br sobe 0,33% em dezembro e acumula alta de 4,5% em 12 meses, segundo o BC
IBC-Br cresce 0,33% em dezembro de 2021, abaixo do esperado pelos especialistas - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O número veio abaixo do esperado pelos analistas do mercado, que esperavam alta de 0,5%. Na comparação ano a ano, o Ibc-Br avançou 1,3%, acima das expectativas de 1%, e no acumulado de 12 meses, ficou positivo em 4,5%.

Estimativas para o PIB em 2021

Segundo o último Boletim Focus de dezembro, os economistas do mercado haviam revisado para baixo suas expectativas para o PIB de 2021. De acordo com o documento, houve um arrefecimento nas projeções de 4,58% para 4,51%, levando em conta a queda nas principais atividades econômicas registradas no terceiro trimestre do ano.

No entanto, com os resultados de dezembro e fechamento do ano, alguns analistas revisaram suas estimativas para o PIB do ano, elevando-as para uma mediana de 4,6%

Principais atividades econômicas em dezembro e fechamento de 2021

A produção industrial cresceu 2,9% em dezembro e fechou o ano com alta de 3,9%, após dois anos seguidos de perdas, segundo o IBGE. No varejo, ainda de acordo com informações do instituto, as vendas arrefeceram 0,1% no último mês de 2021, mas encerraram o ano com alta de 1,4%, contabilizando o quinto avanço anual consecutivo.

Já o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 1,4% em dezembro, na comparação com novembro. Com o resultado, o setor fechou o ano com avanço recorde de 10,9%, eliminando as perdas do ano anterior.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!