Economia

Guedes comemora aprovação de PEC e diz que descontrole fiscal é ‘conversa fiada’

Ministro também afirmou que prepara as estatais para a privatização

Data de publicação:02/12/2021 às 16:31 - Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou nesta quinta-feira a aprovação neste dia 2 de dezembro pelo Senado da PEC dos Precatórios e garantiu que os gastos púbicos continuam sobre controle.

"Tem toda uma conversa fiada de que o Brasil perdeu o controle fiscal. É uma conversa fiada, uma narrativa política, fake news. As verdades fiscais estão lá registradas", afirmou, em palestra no evento de dez anos de concessões aeroportuárias no Brasil.

Foto: Edu Andrade/Ascom/Ministério da Economia inflação
Paulo Guedes | Foto: Edu Andrade/Ascom/Ministério da Economia

Guedes lembrou que o atual governo pegou o País com um déficit primário de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) e reduziu para 1% do PIB no logo no primeiro ano de mandato.

"Os economistas estão errando previsões sistematicamente. Previram que a dívida/PIB ia chegar a 100% e está em 80%. É um erro de colossal de 20% do PIB. Tem que cobrar desses economistas. Está cheio de gente fazendo atividade política disfarçado de economista, de previsor", reclamou o ministro.

Guedes fala em privatização das estatais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, repetiu nesta quinta-feira que o governo está melhorando governança das empresas estatais para privatizá-las. "Não podemos hesitar mais, ter mais dúvidas. Os Correios são os Correios do Mensalão.

Não é mais uma empresa de entregar carta, mas uma empresa de logística. Nossos Correios precisam virar a maior empresa de logística da América Latina. Quem quiser entregar no Equador, na Bolívia, que ligue no futuro Correio. Mas ele precisa de recursos para investir", afirmou, em palestra no evento de dez anos de concessões aeroportuárias no Brasil.

Guedes ainda repetiu que as estatais saíram de um prejuízo de R$ 35 bilhões em 2015 para um lucro de R$ 135 bilhões nos nove primeiro meses de 2021.

"Ótimo, vamos gerir as estatais? Não. Estamos preparando as estatais para a privatização", enfatizou o ministro da Economia. /Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Método Asset-Liability

Método Asset-Liability

O que é Método Asset-Liability? O método Asset-Liability (ALM) é um tipo de gestão de riscos, para determinado investimento, que consiste em um monitoramento coordenado entre...

  CONTINUAR LENDO