Fed deve elevar juros em mais de 5% e manter esse nível até 2024, diz dirigente
Apesar disso, presidente do Federal Reserve de Kansas City afirmou que não prevê recessão
Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Kansas City, Esther George, afirmou nesta quinta-feira, 5, que prevê as taxas de juros permanecendo altas até 2024, nos Estados Unidos.
Em entrevista à CNBC, ela comentou que aumentou sua projeção para a taxa terminal para mais de 5% e vê os juros se mantendo nesse nível por algum tempo, possivelmente até 2024, até que haja indícios convincentes de que a inflação está desacelerando.
"Inflação alta vai exigir nossa ação. Então, aumentamos nossas projeções para níveis mais altos de juros, como foi possível ver no último gráfico de pontos, até termos confiança de que a inflação está realmente desacelerando", destacou Esther George.
Quando questionada sobre a possibilidade de recessão, a banqueira central disse que não prevê que isso aconteça, mas ressalvou que é importante ser "realista", pois ao mexer com instrumentos que suprimem a demanda, cria-se a possibilidade de recessão.
Dirigente do Fed destaca determinação para trazer inflação dos EUA à meta
Seguindo o tom da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), divulgada na quarta-feira, 4, o presidente da distrital de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta quinta-feira, 5, que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) continua determinado em trazer a inflação de volta à meta de 2%.
"O maior vento contrário para a economia americana é a inflação. Relatórios recentes incluem sinais de moderação nas pressões de preços, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Tenho certeza de que meus colegas de bancos centrais de todo o mundo concordam comigo nisso", destacou Bostic, em evento. / Agência Estado.
Leia mais: