ETFs de bancos regionais americanos sofrem com derretimentos de PACW, WAL e FHN
Em meio a preocupações sobre a estabilidade do setor bancário dos Estados Unidos, os ETFs de bancos regionais caíram para mínimas históricas
A crise do setor bancário regional dos Estados Unidos adicionou novos capítulos nesta quinta-feira, 4, com o derretimento das ações da PacWest Bancorp (PACW), Western Alliance Bancorp (WAL) e First Horizon Corporation (FHN), que perderam de 30% a 50% de seu valor em poucas horas de negociação e não se recuperaram até o fechamento do pregão.
Isso tem afetado os fundos negociados em bolsa, chamados de ETFs - fundos vinculados a esse segmento de mercado e que desceram à cotação mínima de vários anos.
A crise gerou quedas no SPDR S&P Regional Banking ETF (KRE), iShares U.S. Regional Banks ETF (IAT), Invesco KBW Regional Banking ETF (KBWR) e no alavancado Direxion Daily Regional Banks Bull 3X Shares (DPST).
No início das negociações desta quinta-feira, KRE caia 5,1%, IAT descia 4%, KBWR alcançava baixa de 3,1% e DPST despencava 13,8%. Isso ocorreu à medida que as ações da PACW derretia 50%, da WAL afundava 40% e FHN recuava 35%.
No encerramento do pregão, KRE fechou com queda de 5,45%, IAT aprofundou a desvalorização para 5,07%, KBWR manteve a baixa em 3,41% e DPST chegou a -16,91%. As ações de PACW, WAL e FHN encerraram o dia com quedas nos mesmos patamares registrados no início do pregão.
Mínimos históricos
Em meio a preocupações contínuas sobre a estabilidade do setor bancário dos Estados Unidos, os ETFs de bancos regionais caíram para mínimos de vários anos. KRE atingiu níveis não vistos desde 2 de outubro de 2020, enquanto IAT alcançou níveis não experimentados desde 15 de maio de 2020. KBWR atingiu sua marca mais baixa desde 9 de novembro de 2020. As ações da DPST atingiram seu nível mais baixo de todos os tempos. Os dados são da plataforma do Yahoo Finance e do site Invest.com.
As pressões continuam a aumentar no setor bancário regional, como parte de um processo que incluiu a recente aquisição do First Republic Bank pelo JPMorgan (JPM) e o colapso do Silvergate Capital, do Silicon Valley Bank e do Signature Bank.
Ao site Seeking Alpha, o analista Harrison Schwartz destacou hoje cedo que as ações de bancos regionais continuam sua rota descendente à medida que os bancos relatam grandes saídas de depósitos e perdas em seus relatórios financeiros. Para Schwartz, "o grau geral de dívida e questões relacionadas ao endividamente no sistema financeiro dos Estados Unidos é mais significativo hoje do que era em 2008". Naquele ano, os Estados Unidos enfrentaram a grave crise do subprime.
Pouca gente comenta, mas a partir daquela crise, entre 2088 e 2012, a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), espécie de Fundo Garantir de Crédito (FDG) do Brasil. fechou 465 bancos.