Logo Mais Retorno
PIB dos EUA
post

Dirigente diz que Banco Central americano está distante de pausa na alta dos juros

Kashkari diz que elevação agressiva de juros é para controlar inflação

Data de publicação:06/10/2022 às 15:20 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou nesta quinta-feira, 6, que o Fed ainda está "distante" de uma "pausa" no aperto monetário através da elevação de juros. Na conferência Bremer Financial Fall Leadership, ele ressaltou em vários momentos o fato de que conter a inflação é prioridade para neste momento.

Sem direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, o dirigente disse também que os bancos americanos têm agora mais capital que antes da crise financeira. Por outro lado, também apontou em algum momento que os grandes bancos precisariam "significativamente de mais capital".

juros
Elevação de juros deve durar um tempo ainda nos Estados Unidos | Foto: Reprodução

O presidente do Federal Reserve de Minneapolis afirmou que a instituição eleva os juros "agressivamente" para controlar a inflação. Ele ressaltou que "ainda a trabalho a fazer" no aperto monetário e disse que o Fed almeja um "pouso suave", mas não deixou claro se isso pode ocorrer. De qualquer modo, a autoridade reforçou em vários momentos a importância de se conter a inflação e que há "pouca evidência" de que a inflação tenha chegado ao pico.

O presidente do Fed de Minneapolis lembrou que, de fato, o aperto causa alguns efeitos negativos, inclusive para algumas empresas. Mas notou que, para o Fed, o importante é ficar atento a riscos que possam ser "desestabilizadores" para a economia. O dirigente ainda defendeu que o Fed mantenha o ritmo na redução do balanço, com o argumento de que os mercados já precificaram esse movimento.

A presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, reafirmou nesta quinta-feira, 6, que os Estados Unidos estão em um ambiente em que a inflação está "inaceitavelmente alta". Em evento da própria instituição, ela também destacou que a análise de dados é essencial neste cenário./Agência Estado.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,