Economia

Copom analisa a conjuntura econômica nesta tarde para definir Selic

Nova taxa será anunciada amanhã, projeções indicam alta de até 1,75 ponto porcentual

Data de publicação:26/10/2021 às 08:37 - Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Desde o início da tarde acontece a reunião de Análise de Conjuntura do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que define a próxima Selic, o juro básico da economia. Participam do encontro desta semana o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os outros oito diretores da instituição.

Pela manhã, eles já participaram da reunião de Análise de Mercado. Na quarta-feira, 27, o colegiado volta a ter uma rodada de discussões para anunciar o novo patamar da Selic, atualmente em 6,25% ao ano, que valerá até dezembro.

banco central
Sede do Banco Central - Brasília

De 43 instituições ouvidas na segunda-feira pelo Projeções Broadcast, 18 esperavam alta de 1,50 ponto porcentual, para 7,75%, outras 18 de 1,25 ponto, para 7,50%, e sete ainda acreditavam em aumento de 1,00 ponto, passo adotado em setembro, para 7,25%.

Mas, diante do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de outubro acima do esperado, algumas casas já estão mudando de novo suas apostas, para um patamar mais elevado.

Projeção de Selic vai a 8% para amanhã

No mercado de juros futuros, o prêmio embutido na curva se traduz em aumento na precificação de alta de 1,75 ponto porcentual (80%) da Selic na quarta, para 8,00%, nos cálculos da Greenbay Investimentos.

Se confirmada qualquer uma dessas opções, será a sexta elevação consecutiva da taxa básica pelo Copom. Desde o fim de 2017, a Selic está abaixo desses patamares.

Sobre o autor
Mais Retorno
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre